Plataforma Deepwater Horizon: entenda sobre o vazamento de petróleo

Plataforma Deepwater Horizon: entenda sobre o vazamento de petróleo

Plataforma Deepwater Horizon: entenda sobre o vazamento de petróleo

Você já ouviu falar sobre o derramamento de petróleo no Golfo do México? A explosão da plataforma Deepwater Horizon foi considerada o maior desastre ambiental dos Estados Unidos. O entendimento sobre como ocorreu a explosão, lugares afetados, perdas irreparáveis, impactos ambientais, financeiros e muito mais você vai conferir hoje no artigo da Ética Ambiental. Também vai ficar sabendo que a corporação que operava a plataforma, ficou negativa na agência de risco, além de acrescentar o fato da importância de ter na sua empresa uma consultoria ambiental que realize análise de risco. Confira o artigo!

Início da explosão

Terça-feira, dia 20 de abril de 2010, no Golfo do México ocorre a explosão da plataforma Deepwater Horizon, que pertencia à empresa suíça Transocean e operada pela (BP). A torre estava na última etapa da perfuração de um poço, é um dos processos que precisa de mais atenção, por conta do petróleo e principalmente o gás que é mais leve e pode subir até a superfície.

Tentativas de acabar com incêndio na torre foram realizadas com barcos lançando água, porém a plataforma ficou dois dias em chamas e afundou dois dias após a explosão. Ela deixou uma mancha de petróleo que se espalhou pelas águas chegando a costa da Louisiana e outros estados.

Prejuízos com o vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon

1) Impacto ambiental de grande magnitude

Entenda o vazamento de petróleo na plataforma Deepwater Horizon.

Segundo informações da Oceana com o derramamento de petróleo cerca de 170 mil tartarugas marinhas, 800 mil aves, 8,3 milhões de ostras foram mortas, além de espécies das baleias-de-Bryde diminuírem 22% e grupos de lulas, peixes e camarões diminuírem em até 85%.

2) Prejuízo no setor de pesca e turismo

Os turistas não tinham mais como lugar de destino o noroeste da Flórida e Alabama após a explosão. Donos de hotéis tiveram que demitir funcionários pela baixa hospedagem. A Oceania também divulgou que o turismo abrangendo várias áreas perdeu mais de 500 milhões de dólares. Além disso, as pescarias tiveram que parar e a procura pelos peixes do Golfo do México caiu, resultando na perda de 1 bilhão de dólares.

3) Trabalhadores com vidas interrompidas

Morreram 11 trabalhadores com a explosão da plataforma e 22 ficaram feridos. Uma indicação de filme que demonstra o cotidiano dos funcionários da plataforma Deepwater Horizon é o “Horizonte Profundo”. Nele, você consegue compreender sobre os erros cometidos além do dia a dia dos trabalhadores.

Causa da explosão

As investigações duraram 6 meses e concluiu-se que foram inúmeros os erros cometidos pela (BP), Halliburton, empresa contratada para colocar o cimento no poço e Transocean. Foi investigado também que a BP e a outras empresas aumentaram os riscos da explosão, como, por exemplo, com falhas sistêmicas, utilização de ferramentas na contenção do poço e pressão, falhas em ver inícios de problema e não responder. A BP recebeu vários processos pelo governo e a empresa teve que pagar bilhões a todas as vítimas, parentes e comércios locais. A sua avaliação caiu na agência de risco e as ações despencaram.

Vem conhecer a Ética Ambiental!

Você viu no artigo os impactos que podem ocorrer quando um empresa grande não presta a devida atenção a sinais claros de problemas. A Ética Ambiental, é uma empresa de consultoria ambiental que tem diversas soluções e até análise de risco ambiental, auditoria ambiental e entre outros. Solicite agora o orçamento!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento