Auditoria ambiental: o que é? Quais os principais tipos?

Auditoria ambiental: o que é? Quais os principais tipos?

Auditoria ambiental: o que é? Quais os principais tipos?

A auditoria ambiental é uma das principais atividades desenvolvidas pelos profissionais da área de meio ambiente. Ela é uma importante ferramenta de gestão ambiental que verifica o desempenho de um empreendimento mediante sua conduta ambiental. Neste artigo, a Ética Ambiental explica melhor sobre o processo e desdobra sua importância no cenário empresarial atual. Confira, a seguir.

O que é auditoria ambiental?

Mãos segurando um globo verde na auditoria ambiental

A auditoria ambiental é um processo que visa avaliar o impacto dos produtos, serviços e atividades de determinada empresa conforme a legislação ambiental. Através dela, é possível confirmar se a organização cumpre as normas legais e se possui valores de responsabilidade socioambiental.

Sendo assim, é preciso que todos os procedimentos internos sejam capazes de gerar o mínimo de impacto ambiental possível. Caso contrário, a organização não é reconhecida como uma empresa que atende à legislação ambiental. Como resultado, é comprovado que ela não realiza as ações sustentáveis que diz realizar. Ou seja, sua visão ambiental é totalmente deturpada!

Por conta disso, é de extrema importância que as empresas busquem se adequar aos parâmetros ambientais. Além de ser aprovada na auditoria ambiental, ela ainda contribui positivamente com o meio ambiente e transforma suas ações em marketing verde.

Quais os tipos de auditoria ambiental?

Existem diferentes tipos de auditoria ambiental. Veja os principais:

  • auditoria de conformidade legal: avaliação das práticas da empresa em conformidade com a legislação ambiental;
  • auditoria de sistemas de gestão: verificação dos requisitos necessários para atender às normas e exigências ambientais;
  • auditoria de avaliação do desempenho: análise dos indicadores ambientais da organização (por exemplo: consumo de água e de energia);
  • auditoria de descomissionamento: análise de riscos futuros provenientes de indústrias com alto potencial poluidor que foram fechadas;
  • auditoria da cadeia produtiva: avaliação de possíveis riscos que os agentes da cadeia produtiva (parceiros, fornecedores, etc) podem trazer;
  • auditoria de responsabilidade: avaliação de passivos ambientais que podem impactar na operação;
  • auditoria pós-acidente: investigação realizada no período pós-acidente ambiental para identificar motivos pelos quais aquele desastre ecológico ocorreu.

Conte com a Ética Ambiental

Quer adequar sua empresa a todas as legislações ambientais? E, ainda, transmitir uma imagem sustentável aos clientes e parceiros? Então, você precisa da nossa ajuda! A Ética Ambiental oferece consultoria ambiental para empresas e indústrias que desejam se tornar mais sustentáveis.

A auditoria ambiental faz parte do nosso serviço de consultoria, assim como licenciamento, assessoria, perícia e análise de risco ambiental.

Entre em contato conosco e usufrua dos benefícios dos nossos projetos!

Gostou deste artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades! Confira nossos últimos artigos:

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento