Análise de risco ambiental: como o serviço é feito?

Análise de risco ambiental: como o serviço é feito?

Análise de risco ambiental: como o serviço é feito?

A análise de risco ambiental é capaz de identificar os perigos de determinada atividade industrial para o meio ambiente. Sendo assim, ela é peça-chave dentro das indústrias e empresas, já que antecipa e previne a ocorrência de acidentes e outros desastres. Neste artigo, a Ética Ambiental explica como o serviço é feito e qual sua real importância. Confira!

Saiba tudo sobre o serviço de análise de risco ambiental

como é feita a análise de risco ambiental?

Definição

A análise de risco ambiental consiste na avaliação e identificação preliminares de áreas que possam causar eventos perigosos. Ou seja, o profissional responsável observa as situações potencialmente perigosas aos quais um empreendimento está sujeito. Estas são chamadas de riscos ambientais. Em geral, as consequências desses eventos envolvem prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população.

Objetivo

O principal objetivo da análise de risco ambiental é criar um conjunto de medidas de controle para reduzir a possibilidade de desastres e acidentes. Para isso, é feita uma avaliação dos riscos no local de trabalho e dos procedimentos de segurança do funcionário. Sendo assim, é possível elaborar medidas corretivas e colocá-las em prática dentro das empresas e indústrias.

Riscos ambientais

Os riscos ambientais são elementos ou substâncias existentes numa área contaminada. Eles podem ser classificados como:

  • físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, etc;
  • químicos: substâncias tóxicas, gases, vapores, neblinas, névoas, fumos, poeiras, etc;
  • biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, etc;
  • acidentais: problemas com máquinas, equipamentos, ferramentas, iluminação, animais peçonhentos, etc;
  • ergonômicos: esforço físico intenso; levantamento e transporte manual de peso; postura inadequada, longas jornadas de trabalho, etc.

Etapas

Um estudo de análise de risco ambiental envolve as seguintes etapas:

  1. aquisição e avaliação de dados;
  2. avaliação de exposição;
  3. análise de toxicidade;
  4. estimativa dos efeitos físicos;
  5. análise de vulnerabilidade;
  6. caracterização e gerenciamento de riscos.

Importância

A análise de risco ambiental é fundamental para as organizações de qualquer porte ou setor. Em primeiro lugar, ela ajuda na proteção à saúde humana, já que evita ao máximo a incidência de acidentes ambientais. Além disso, permite que a empresa possua um excelente gerenciamento ambiental integrado aos seus processos internos.

Em resumo, podemos dizer que o serviço é de suma importância para todos aqueles que desejam contribuir com o meio ambiente e ter uma imagem ambiental sólida no mercado!

Conte com a Ética Ambiental!

A Ética Ambiental oferece análise de risco ambiental para empresas de pequeno, médio e grande porte. Ela faz parte do nosso serviço de consultoria ambiental para quem deseja assumir seu papel de responsabilidade socioambiental com maestria. Além disso, também oferecemos soluções para outras áreas: geologia ambiental, gestão ambiental, saneamento ambiental, sustentabilidade e mais! Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Esta informação foi útil para você? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades! Confira os nossos últimos artigos:

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento