Política dos 3 R’s: o que é e como aplicar?

Política dos 3 R’s: o que é e como aplicar?

Política dos 3 R’s: o que é e como aplicar?

A indústria é uma atividade econômica que garante alta fonte de renda, emprego e desenvolvimento social para um país. Porém, em contrapartida, produz diversos impactos ambientais negativos ao ecossistema. O aumento da produção do lixo, por exemplo, é um grave problema socioambiental gerado pelas indústrias. Como solução para diminuir a produção de resíduos sólidos industriais, as empresas podem implantar a Política dos 3 R’s na sua gestão.
A metodologia 3 R’s surgiu durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Seu objetivo é promover um consumo consciente da população para que a cultura de preservação do meio ambiente seja aprimorada. Portanto, é de suma importância que empresas de todos os setores tenham consciência da política em questão e saibam como implantá-la. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo da Ética Ambiental.

Conheça os princípios da Política dos 3 R’s

A princípio, devemos saber que o nome “3 R’s” provém de três medidas que devem ser adotadas para diminuir a produção do lixo industrial. São elas:

Reduzir

Esse princípio evidencia a necessidade da redução no consumo. Por isso, é o ato mais importante da Política dos 3 R’s. Quando há diminuição na utilização de matérias-primas nas etapas de produção, consequentemente, há queda no índice de resíduos gerados pelas atividades industriais. Assim, é possível reduzir o consumo agregado de recursos naturais como água, petróleo, minérios, dentre outros. O mais importante nesse ponto é reduzir a produção de novos produtos, contribuindo para a conservação dos recursos naturais.

Reutilizar

Aqui, a ideia é incentivar a reutilização de um produto/utensílio de diversas formas por quantas vezes for possível. Por exemplo, é possível criar uma nova utilidade para uma embalagem que já foi usada e iria para o lixo. O objetivo é impedir que um novo resíduo sólido seja produzido e que outro produto seja comprado. Logo, evita-se o descarte imediato do objeto e os impactos sobre a produção de lixo são minimizados. Nesse princípio, o descarte e o consumo são reduzidos e controlados em uma mesma ação.

Reciclar

A reciclagem é o último estágio da Política dos 3 R’s, além de ser um dos mais conhecidos e praticados. Quando não for possível reutilizar um objeto, a melhor providência a ser tomada é reciclá-lo. O processo consiste em transformar resíduos (produtos que não podem mais ser utilizados) em um novo produto ou matéria-prima por meio de processos industriais ou artesanais. Ou seja, fabricar um produto a partir de um material que já foi utilizado. Diversos tipos de resíduos sólidos podem ser reciclados pelas indústrias, exceto restos de lixo orgânico. Materiais como alumínio, papel, plástico e vidro podem ser reciclados e devem ser separados por meio de uma coleta seletiva.

Benefícios da aplicação dos 3 R’s

– Potencialização das ações da gestão de resíduos industriais;

– preservação dos recursos naturais;

– retenção do desperdício de produtos;

– incentivo à adoção de padrões de consumo sustentáveis;

– imagem institucional ecologicamente correta;

– redução dos custos operacionais;

– obtenção de ganhos financeiros.

Implantação da Política dos 3 R’s nas empresas

O conceito dos 3 R’s é totalmente abrangente e pode ser aplicado em empresas de todos os segmentos, principalmente no setor industrial. As organizações podem adotar medidas para controlar a produção de resíduos sólidos, de acordo com os três pilares da metodologia. A primeira solução é empregar um gerenciamento de resíduos sólidos para executar o descarte adequado de cada tipo de lixo. O desperdício de água, por exemplo, pode ser reduzido com a utilização da técnica de reúso de água industrial.

A melhor forma de executar projetos para tratamento de resíduos sólidos industriais é contratar uma empresa de consultoria ambiental. Para isso, você pode contar com a Ética Ambiental! Somos especialistas em criar estudos, projetos e serviços ambientais para empresas de diversos setores. Trabalhamos com conceitos sustentáveis, como gestão ambiental, geologia ambiental, saneamento ambiental e sustentabilidade.

A Ética Ambiental atende empresas de todo o Brasil com uma extensa variedade de tecnologias e equipamentos diferenciados. Possuímos certificado pelo ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, principais sistemas de gestão de normas de qualidade ambientais, sanitárias e de segurança. Por isso, somos a melhor solução do mercado para cuidar das questões ambientais da sua empresa! Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento