Descubra como implantar o reúso de água na empresa!

Descubra como implantar o reúso de água na empresa!

Descubra como implantar o reúso de água na empresa!

A preocupação com a estiagem e a escassez de recursos hídricos é grande no mundo corporativo. Isso porque a água funciona como meio de obter energia, além de servir para diversas outras funções. Por isso, é importante que empresários aprendam a fazer o reúso de água na empresa a fim de preservar este recurso natural tão vital para a vida.

Neste artigo nós abordamos formas de como você pode implantar essa reutilização de água dentro da sua companhia. Quer saber como fazer? Continue lendo!

Por que implantar o reúso de água na empresa?

Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), até 2050 o aumento do consumo da água no mundo será de 20% a 30%. Esse e outros dados demonstram a necessidade de preservar os bens naturais disponíveis. Dessa forma, torna-se importante pensar em implementar a reutilização da água nas empresas.

Além de trazer benefícios ao ecossistema, esse reúso dos recursos hídricos pode contribuir também na sua indústria de maneira positiva. São várias as vantagens em implantar o método. Falaremos mais sobre isso abaixo!

Principais benefícios em fazer o reúso de água na empresa

  • Redução do consumo de água captada em mananciais;
  • diminuição da quantidade de água lançada como efluente no ambiente;
  • contribuição na preservação do meio ambiente;
  • ampliação da capacidade de gerenciamento hídrico nos períodos de seca;
  • reforço na imagem sustentável da instituição;
  • garantia de qualidade dos recursos usados;
  • redução dos custos internos com lavagem e irrigação.

Como fazer o reúso de água na empresa?

Vemos o reaproveitamento hídrico. Quer saber como fazer o reúso de água na empresa? Veja!

O reúso de água na empresa pode ser feito a partir da captação de diferentes tipos de recursos. Podem ser eles a chuva ou água de pias e ralos, por exemplo. Isso beneficia a indústria por conta do baixo custo e variedade na aplicabilidade dos recursos recolhidos.

Veja como utilizar esses materiais coletados abaixo!

Reutilização da água pluvial

Você pode capturar a água pluvial (proveniente da chuva) de calhas, telhados, coberturas e terraços com o auxílio de um tonel. Para estar apto para uso, o recurso captado deve ser clorado e estar de acordo com a NBR 15527. Assim, você evita a transmissão de doenças.

A água da chuva pode ser reutilizada na empresa para:

  • lavar pisos, pátios e banheiros;
  • irrigar jardins e áreas verdes;
  • auxiliar na geração de energia;
  • limpar maquinários.

Reutilização da água cinza

São consideradas águas cinzas aquelas oriundas do processo de lavar louça, bem como roupa e tomar banho. Esse tipo de resíduo não têm carga elevada de poluição e pode ser utilizada em alguns casos onde há necessidade do líquido.

Na empresa, você pode utilizar a água cinza para dar descarga nos banheiros, por exemplo. Porém, ela também pode ser utilizada na lavagem de pisos, calçadas e irrigação de jardim, desde que esteja de acordo com as recomendações da NBR 13.969/97. Esse reúso de água na empresa reduz o lançamento de esgoto pelas áreas urbanas, economiza água potável, energia elétrica, entre outros benefícios.

Conte com uma consultoria ambiental!

Se interessou em implantar o reúso de água na empresa? A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental que pode te ajudar nessa missão! Somos preocupados com o meio ambiente e auxiliamos empresários a tornarem suas instituições amigas do ecossistema. Atuamos em companhias de pequeno, médio e grande porte de todos os segmentos.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa com uma consultoria ambiental de qualidade!

Achou este artigo útil? Em nosso blog você encontra mais conteúdos informativos como este que lhe ajudam a tornar sua empresa mais sustentável. Lá, nós já falamos sobre o tratamento de efluentes industriais, diferença entre preservação e conservação ambiental e muito mais. Visite!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento