Saiba tudo sobre o Sistema de Gestão Ambiental

Saiba tudo sobre o Sistema de Gestão Ambiental

Saiba tudo sobre o Sistema de Gestão Ambiental

A partir da década de 80, o conceito de desenvolvimento sustentável foi amplamente difundido na população mundial, atingindo pessoas, governos e organizações. Logo, a ideia de proteção ao meio ambiente conquistou lugar principal também dentro de empresas de todos os segmentos. Por conta disso, foi criado o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), importante conjunto de procedimentos que visa reduzir os impactos ambientais provenientes dos processos produtivos.

Para descobrir o que é esse sistema, qual sua importância e como implantá-lo na sua empresa, continue lendo este artigo. A Ética Ambiental desenvolveu um conteúdo exclusivo para tirar suas dúvidas. Confira!

O que é Sistema de Gestão Ambiental?

saiba Sistema de Gestão Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um conjunto de políticas, práticas e procedimentos de administração com ênfase em sustentabilidade. Seu objetivo é resolver as questões de caráter ambiental nas empresas e reduzir os impactos que os processos de produção causam no meio ambiente. Por meio das é possível promover a sustentabilidade, a manutenção da biodiversidade e a conscientização dos funcionários e clientes.

O programa foi criado para atender a uma norma de qualidade ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Chamada de ISO 14000, tal norma descreve os requisitos básicos de implementação e operação do SGA. Já a norma ISO 14001 define os requisitos necessários para que uma empresa seja certificada.

Qualquer empresa, seja indústria ou prestação de serviços, pode e deve implantar a SGA na sua política ambiental empresarial. Assim, a gestão empresarial observa a melhora contínua do desempenho ambiental, enquanto a organização se desenvolve de forma consciente.

Entre os benefícios da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, podemos citar a diminuição do consumo de água e energia, reutilização de matéria-prima e adoção de sistemas de reciclagem. Além de outros fatores importantes para o crescimento da organização, como conquista de novos clientes e fortalecimento do relacionamento com os consumidores.

Princípios e etapas do Sistema de Gestão Ambiental

etapas do Sistema de Gestão Ambiental

O modelo sustentável de gerenciamento tem sua fundamentação em 5 princípios básicos que devem ser obedecidos pela empresa. Abaixo, confira as principais etapas do Sistema de Gestão Ambiental.

1- Política Ambiental

O primeiro passo é organizar uma política ambiental para identificar os aspectos e os impactos ambientais e assegurar o comprometimento com a legislação. Assim, a empresa deve garantir o comprometimento com o seu SGA por meio da definição de objetivos e metas ambientais.

2- Planejamento

O planejamento do Sistema de Gestão Ambiental deve incluir um plano de ação que viabilize o cumprimento da sua política ambiental. Entre os tópicos incluídos no plano temos os requisitos legais, os aspectos ambientais, os objetivos e as metas e os programas de gestão ambiental.

3- Implementação e Operação

Para que os objetivos e as metas ambientais sejam alcançados é necessário assegurar algumas condições. Portanto, é recomendado que a organização desenvolva capacitação e implemente as ferramentas de sustentação. As estruturas que devem ser efetivadas são: Estrutura Organizacional e Responsabilidade, Treinamento, Conscientização e Competência, Documentação do SGA, Controle de Documentos, Controle Operacional e Preparação a Atendimento e Emergências.

4- Verificação e Ação Corretiva

Uma organização deve sempre mensurar, monitorar e avaliar seu desempenho ambiental. Assim, é possível verificar se a empresa está de acordo com o programa de gestão ambiental previamente definido. Inclusive, é importante tratar as medidas preventivas, identificar aspectos negativos e diminuir os impactos ambientais. Para isso, devem ser executadas avaliações qualitativas e quantitativas.

5- Análise Crítica

Após a auditoria, a administração é capaz de identificar a necessidade de possíveis alterações na sua política ambiental. Seus objetivos e metas também podem ser revistos,
caso seja oportuno. Nesta fase, a organização deve analisar criticamente e aperfeiçoar seu Sistema de Gestão Ambiental. Logo, o desempenho ambiental global é constantemente aprimorado, buscando um processo de melhoria contínua de resultados.

Gestão ambiental no Rio de Janeiro

Sistema de Gestão Ambiental da Ética Ambiental

Quer implementar o Sistema de Gestão Ambiental na sua empresa, mas você não sabe como começar? Não se preocupe, pode contar conosco! Somos a Ética Ambiental, uma empresa de gestão ambiental especializada em gerenciar programas sustentáveis para empresas de todos os portes e segmentos. Atuamos em todo o estado do Rio de Janeiro, oferecendo consultoria ambiental e soluções ecológicas para promover o equilíbrio entre o homem, a indústria e o meio ambiente.

Nossos profissionais são extremamente qualificados para indicar as melhores inovações em projetos ambientais de acordo com a necessidade da sua empresa. Trabalhamos com sustentabilidade, conscientização de funcionários, tratamento de efluentes, saneamento ambiental e muito mais. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.