O Pacto Global da ONU surgiu como uma tentativa de vincular as empresas às práticas da Agenda 2030. Contudo, um negócio não precisa necessariamente se vincular ao Pacto para ganhar competitividade. A empresa pode começar se tornando competitiva sustentavelmente. A sustentabilidade empresarial tem se mostrado um grande diferencial nos últimos vinte anos. E a tendência é que se torne ainda mais! Confira como essa sustentabilidade contribuiu para seus negócios com a Ética Ambiental!
Como a sustentabilidade empresarial ajuda nos negócios?
1- Atração e retenção de funcionários
Os últimos dois anos e meio da era Covid-19 foram marcados pelo que se convencionou chamar de “Grande Demissão”. Mesmo com problemas de emprego no Brasil, empresas viram muitos funcionários se demitindo pela carga mais alta e baixo pagamento. Contudo, empresas com uma agenda de sustentabilidade conseguiram reter mais funcionários, segundo a Forbes. Essas empresas ecológicas normalmente seguem modelos sustentáveis de gestão, respeitando o trabalho e tempo de seus funcionários. Então, além deles ficarem pela causa, também ficam pelo respeito.
2- Criação de valor, redução de custos e inovação
As empresas bem-sucedidas olham para a sustentabilidade empresarial considerando como podem aproveitá-la para obter melhores retornos. Seja sobre o capital, o operacional ou o comercial. Quando as empresas aplicam as metodologias sustentáveis corretas, elas encontram maneiras de usar seus recursos com mais eficiência. Além disso, descobrem custos e economias na cadeia de suprimentos. Com isso, podem descobrir como reduzir custos de embalagens ou serviços. Em muitos casos, também podem encontrar oportunidades para aumentar os lucros em seus produtos sustentáveis.
3- Reputação da marca e demanda do consumidor
Os consumidores cada vez mais buscam empresas com responsabilidade ambiental. Portanto, a sustentabilidade empresarial melhora na reputação de uma marca no mercado e a fidelização de clientes. Produtos e serviços oferecidos como “sustentáveis”, ao lado de boas estratégias de marketing, podem aumentar as vendas. Além disso, elas ajudam a conquistar um público crescente que se preocupa com sua saúde e com o meio ambiente.
4- Novas oportunidades e mercados emergentes
Atuar com sustentabilidade ajuda a empresa a também poder adentrar mais facilmente em novos mercados. Espaços que apresentam demanda, mas ainda não tem muita oferta, abrem caminho para o negócio. Ter um produto ou serviço sustentável em um mercado também pode ajudar a levar a uma referência para outro mercado principal para expansão.
5- Vantagem Competitiva
Ao realizar uma análise SWOT tradicional, a visão de uma empresa em relação à sustentabilidade deve ser classificada como um ponto forte e, idealmente, um diferencial. Em alguns casos, quando os consumidores estão avaliando suas opções, isso pode, de fato, ser o fator decisivo para a escolha final. Algumas empresas aproveitam isso como “primeiro no mercado” não em termos de seu produto ou serviço, mas da maneira como se posicionaram.
Conte com a Ética Ambiental!
A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental que busca reduzir os impactos ambientais e prevenir a poluição causada pelas ações de outras empresas. Sendo assim, ajudamos sua empresa a se tornar mais ecológica e adaptar a sua própria sustentabilidade empresarial. Se quer se tornar competitivo no mercado, nos procure!
Entre em contato agora e veja como podemos te ajudar!