Plástico biodegradável: conheça as suas vantagens e desvantagens

Plástico biodegradável: conheça as suas vantagens e desvantagens

Plástico biodegradável: conheça as suas vantagens e desvantagens

O plástico biodegradável vem se tornando um verdadeiro alívio na consciência das empresas que se preocupam com o meio ambiente, ao menos em um primeiro momento. Mas, esse tipo de prática não conta somente com coisas boas, também tem as suas desvantagens. Entenda os usos, os prós e contras desse produto.

Como o plástico pode ser nocivo

O plástico biodegradável surgiu como uma boa alternativa para as empresas que prezam pela sustentabilidade. O que se tornou uma grata surpresa para o meio ambiente, considerando o cenário catastrófico de poluição onde se encontra o planeta.

Mas nem sempre foi assim. Considerado como um dos grandes responsáveis pela evolução da humanidade e do setor industrial, o plástico comum é considerado um produto indispensável pelas indústrias.

Mas o que muitos não sabem, é que esse ativo está aos poucos acabando com o nosso planeta.

Segundo especialistas, desde 1950, a humanidade já produziu cerca de 8,3 bilhões de toneladas de lixo plástico. E desse total, cerca de 6,3 bilhões já foram descartados. Pesquisadores apontam que em até 2050 haverá mais de 12 toneladas de lixos plásticos.

Descubra os benefícios do plástico biodegradável é bom para o meio ambiente

E com esse possível cenário, pesquisadores conseguiram elaborar uma espécie de plástico que promete não agredir tanto o meio ambiente.

Todo plástico é degradável?

Na verdade, todo produto derivado de alguma matéria-prima que não seja orgânica, pode ser considerado prejudicial ao meio ambiente.

Plástico biodegradável: o que é?

O plástico biodegradável é um produto feito a partir de matérias-primas de fontes renováveis, como produtos vegetais e animais, tais como a celulose, amido e chitina.

O uso em grande escala pode substituir até as resinas de fontes não renováveis, como os de petróleo.

Como o bioplástico é produzido?

Pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar. A técnica consiste em engordar bactérias com esse material. E depois disso, as bactérias não se reproduzem mais e geram o plástico.

E com essa técnica, boa parte dos plásticos biodegradáveis também podem ser produzidos a partir de uma bactéria chamada Burkholderia Sacchari.

3 vantagens do uso de plástico biodegradável

1- Pode ajudar na regeneração de solos pobres, por ser um material derivado de matéria-prima orgânica. Além do material ser obviamente menos prejudicial à natureza, levando um tempo menor para de se decompor.

2- Reduz o risco a saúde, pois como o plástico biodegradável não é produzido a partir do petróleo, diminui o risco de câncer e outras doenças graves em humanos e animais.

3- Não polui os oceanos. O descarte ilegal de plástico comum nos mares pode ser responsável por acabar com a vida marinha no planeta. Pesquisadores estimam que se continuarmos a descartar esse material deliberadamente, em até 2050 poderá ter mais plástico do que peixes nos mares.

3 desvantagens

1- Alto custo pode ser um problema, por se tratar de uma tecnologia ainda em desenvolvimento e produzida em pequena escala, e isso deixa o produto com um custo elevado.

2- Dificuldade em descartar o material. Para ter uma degradação mais adequada é necessário que o acúmulo do plástico seja feito em uma usina de compostagem, onde há condições adequadas para receber o material, como luz, umidade, temperatura e quantidade correta de microorganismos.

A maior parte desse resíduo acaba indo parar em aterros e lixões, onde não há garantias de que o material irá se decompor de forma 100% biodegradável.

3- Muitos materiais possuem um pequena resistência por serem 100% orgânicos.

Como ajudar a preservar o meio ambiente?

Preservação do meio ambiente é uma obrigação de todos, cuidar do nosso planeta é uma missão geral. A Ética Ambiental é perfeita para planejar a sustentabilidade da sua empresa e colaborar com um mundo mais sustentável. Entre em contato conosco para conhecer os nossos métodos de trabalho!

Leia outros artigos como este em nosso blog. Veja:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.