Gestão ambiental na pandemia de Covid-19: como pode ajudar?

Gestão ambiental na pandemia de Covid-19: como pode ajudar?

Gestão ambiental na pandemia de Covid-19: como pode ajudar?

Depois de março deste ano, quando a OMS declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus, as organizações entraram nas buscas por medidas contra a Covid-19. Este anúncio foi feito com base no alto índice de disseminação da doença a nível mundial. Por isso, traz consigo a importância de adotar práticas que admitam segurança à saúde dos funcionários. Uma delas, por exemplo, é o sistema de gestão ambiental na pandemia. Neste artigo, falaremos sobre esse assunto! Prossiga a leitura para se aprofundar.

Entenda mais sobre a gestão ambiental na pandemia

O sistema de gestão ambiental diz respeito ao conjunto de práticas, políticas e métodos que preveem a sustentabilidade empresarial. Sendo assim, busca reduzir os impactos causados pelas técnicas de produção ao meio ambiente com o intuito de manter a biodiversidade ativa.

A gestão ambiental na pandemia se apresenta como uma das respostas positivas de empresas em função da preocupação com o bem-estar de funcionários e produção. Isso porque este não só aciona a capacidade de conscientização, mas também impulsiona o desenvolvimento organizacional sustentável. Desta maneira, atribui que a empresa assuma um papel de preocupação com o desenvolvimento contínuo, sem que este ofereça risco aos colaboradores.

Este programa obedece à norma regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta é responsável por conferir os requisitos que garantem a implementação do SGA.

contrate gestão ambiental na pandemia

Princípios básicos

  • Política ambiental;
  • planejamento;
  • implementação;
  • verificação e ação corretiva;
  • análise.

Benefícios

A gestão ambiental na pandemia acarreta uma série de benefícios. Separamos os principais:

  • aumento da capacidade de reuso, menor desperdício e utilização consciente dos recursos naturais;
  • economia por conta do menor descarte;
  • consideração das técnicas tidas como medidas protetivas contra a Covid-19;
  • favorecimento da imagem positiva da companhia na mente do consumidor;
  • reciclagem de materiais sólidos;
  • melhorias na administração dos recursos energéticos;
  • soluções que beneficiem a companhia e os funcionários.

Por que vale a pena fazer a gestão ambiental durante a pandemia?

A gestão ambiental na pandemia entende que a crise tenha trazido uma série de impactos no setor industrial. Em Minas Gerais, por exemplo, os segmentos mecânicos e metalúrgicos foram orientados a afastar os colaboradores das funções deles por decisão da Justiça do Trabalho. Isso também ocorreu em outras localidades da região sudeste, como no Rio de Janeiro e São Paulo.

Por outro lado, o uso de EPI’s tornou-se de suma importância para atividades onde o afastamento não é possível. A utilização desses equipamentos impede que haja contágio da doença e evita a possibilidade do vírus circular dentro do ambiente de trabalho. A Norma Regulamentadora, NR6, registra as obrigações do empregador, empregado e do produtor dos produtos de proteção pessoal.

À vista disso, os estudos que competem sobre os recursos e meios que afetam o estilo de vida de forma que gere impactos ao meio ambiente fazem parte da gestão ambiental na pandemia.

Escolha o sistema de gestão ambiental da Ética Ambiental!

O artigo sobre gestão ambiental na pandemia lhe foi útil? Como já foi dito, o sistema de gestão ambiental protege seus funcionários do contágio no retorno às atividades.

A Ética Ambiental se destaca na consultoria ambiental, no desenvolvimento de estratégias de auditorias para notar conformidade de segurança, gerenciamento ambiental e saúde. Entre em contato conosco para descobrir como nossos gestores podem auxiliar seu negócio!

Em nosso blog, encontre mais artigos com temas semelhantes a este. Veja:

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento