Depois de março deste ano, quando a OMS declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus, as organizações entraram nas buscas por medidas contra a Covid-19. Este anúncio foi feito com base no alto índice de disseminação da doença a nível mundial. Por isso, traz consigo a importância de adotar práticas que admitam segurança à saúde dos funcionários. Uma delas, por exemplo, é o sistema de gestão ambiental na pandemia. Neste artigo, falaremos sobre esse assunto! Prossiga a leitura para se aprofundar.
Entenda mais sobre a gestão ambiental na pandemia
O sistema de gestão ambiental diz respeito ao conjunto de práticas, políticas e métodos que preveem a sustentabilidade empresarial. Sendo assim, busca reduzir os impactos causados pelas técnicas de produção ao meio ambiente com o intuito de manter a biodiversidade ativa.
A gestão ambiental na pandemia se apresenta como uma das respostas positivas de empresas em função da preocupação com o bem-estar de funcionários e produção. Isso porque este não só aciona a capacidade de conscientização, mas também impulsiona o desenvolvimento organizacional sustentável. Desta maneira, atribui que a empresa assuma um papel de preocupação com o desenvolvimento contínuo, sem que este ofereça risco aos colaboradores.
Este programa obedece à norma regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta é responsável por conferir os requisitos que garantem a implementação do SGA.
Princípios básicos
- Política ambiental;
- planejamento;
- implementação;
- verificação e ação corretiva;
- análise.
Benefícios
A gestão ambiental na pandemia acarreta uma série de benefícios. Separamos os principais:
- aumento da capacidade de reuso, menor desperdício e utilização consciente dos recursos naturais;
- economia por conta do menor descarte;
- consideração das técnicas tidas como medidas protetivas contra a Covid-19;
- favorecimento da imagem positiva da companhia na mente do consumidor;
- reciclagem de materiais sólidos;
- melhorias na administração dos recursos energéticos;
- soluções que beneficiem a companhia e os funcionários.
Por que vale a pena fazer a gestão ambiental durante a pandemia?
A gestão ambiental na pandemia entende que a crise tenha trazido uma série de impactos no setor industrial. Em Minas Gerais, por exemplo, os segmentos mecânicos e metalúrgicos foram orientados a afastar os colaboradores das funções deles por decisão da Justiça do Trabalho. Isso também ocorreu em outras localidades da região sudeste, como no Rio de Janeiro e São Paulo.
Por outro lado, o uso de EPI’s tornou-se de suma importância para atividades onde o afastamento não é possível. A utilização desses equipamentos impede que haja contágio da doença e evita a possibilidade do vírus circular dentro do ambiente de trabalho. A Norma Regulamentadora, NR6, registra as obrigações do empregador, empregado e do produtor dos produtos de proteção pessoal.
À vista disso, os estudos que competem sobre os recursos e meios que afetam o estilo de vida de forma que gere impactos ao meio ambiente fazem parte da gestão ambiental na pandemia.
Escolha o sistema de gestão ambiental da Ética Ambiental!
O artigo sobre gestão ambiental na pandemia lhe foi útil? Como já foi dito, o sistema de gestão ambiental protege seus funcionários do contágio no retorno às atividades.
A Ética Ambiental se destaca na consultoria ambiental, no desenvolvimento de estratégias de auditorias para notar conformidade de segurança, gerenciamento ambiental e saúde. Entre em contato conosco para descobrir como nossos gestores podem auxiliar seu negócio!
Em nosso blog, encontre mais artigos com temas semelhantes a este. Veja:
- Dia do Gestor Ambiental: veja a importância desses profissionais para o meio ambiente!
- Descarte inadequado de medicamentos causa impacto ambiental