Transformando o Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, foi assinada em setembro de 2015, pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é modificar e transformar o mundo em que vivemos, trazendo mais igualdade e sustentabilidade para o planeta. Neste post, você vai entender melhor o que é a agenda 2030 e o que ela representa para o mundo!
O que é a agenda 2030?
A agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicar a fome, Agricultura Sustentável, Igualdade de Gênero, Água Potável e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, entre muito outros. Esses objetivos são integrados e indivisíveis e mesclam as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. São uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos para um 2030 sustentável. Além disso, contém 169 metas para os países participantes.
A agenda 2030 vem da trajetória da Eco-92 e Rio+20, consertando e adaptando os dois projetos para que tenhamos um futuro mais sustentável e igualitário.
O site oficial da agenda 2030 possui eventos para todo o planeta acompanhar e se inteirar do que vem acontecendo ao longo do projeto.
Diferença entre as agendas anteriores
Agenda 2030 é um complemento das agendas anteriores, porém tendo uma dedicação um pouco maior na preocupação social. Agendas como a Eco-92 e a Rio+20 se focaram mais em ecossistema e redução de CO2, e procuravam trazer maior sustentabilidade.
Como ajudar a agenda 2030?
Cuidar do nosso planeta não é só uma obrigação do Estados e sim de todos. A Ética Ambiental é perfeita para planejar a sustentabilidade da sua empresa e colaborar com o mundo mais verde e igualitário. Entre em contato conosco para conhecer nossas condições!
Leia outros artigos como este em nosso blog. Veja:
- Quais os benefícios da ISO 14001 para a empresa? Descubra!
- Gestão ambiental: como fazer a proteção dos recursos naturais?
- O que são águas subterrâneas e como sua empresa pode ajudar na preservação?
- Análise de risco ambiental: como o serviço é feito?