O que são águas subterrâneas e como sua empresa pode ajudar na preservação?

O que são águas subterrâneas e como sua empresa pode ajudar na preservação?

O que são águas subterrâneas e como sua empresa pode ajudar na preservação?

As águas subterrâneas são um assunto extremamente importante, principalmente por estarem no centro de conflitos de cunho jurídico no Brasil e no mundo. Não obstante, elas ainda têm grande relevância dentro das empresas e indústrias, que muitas vezes atuam de forma prejudicial em relação aos aquíferos. Neste artigo, você entenderá o conceito por trás das águas subterrâneas e como o seu negócio pode ajudar na preservação dos recursos hídricos. Confira!

O que são águas subterrâneas?

Entenda o que são águas subterrâneas

As águas subterrâneas são aquelas que se encontram sob a superfície terrestre. Ou seja, atingem o solo ou são provenientes de corpos de águas superficiais (lagos, rios e mares). Uma característica marcante é que elas se infiltram no subsolo por ação da força da gravidade, se acumulam e preenchem os espaços vazios ali existentes.
O meio subterrâneo precisa ser poroso e permeável para armazenar e acumular água. A porosidade indica a quantidade de espaços vazios existentes no meio (rocha ou solo). Enquanto isso, a permeabilidade representa a conexão entre estes espaços vazios, permitindo o fluxo da água.
Assim, aliando os poros das rochas e dos sedimentos é possível constituir o que chamamos de aquíferos. Estes são compreendidos como a formação geológica, porosa e permeável que permite acumular e produzir água.

Importância das águas subterrâneas

As águas subterrâneas são fundamentais para a segurança hídrica. Estima-se que 97% das águas doces e líquidas do planeta se concentram nos aquíferos. Portanto, podemos entender como este recurso hídrico é tão essencial para sustentar diversos sistemas aquáticos. Além de ser útil para a manutenção da qualidade ambiental e dos ecossistemas.
As águas subterrâneas também são fonte de líquido potável e de boa qualidade. Aliás, elas são utilizadas por diversos setores: abastecimento doméstico, agropecuário, industrial, público urbano, entre outros. Geralmente, elas são extraídas por poços tubulares (artesianos ou semiartesianos), que as direcionam aos setores citados acima.

Problemas

A extração excessiva das águas subterrâneas é um problema associado ao uso deste recurso hídrico pelas empresas. A consequência fica por conta do esgotamento do reservatório e secagem das nascentes, causando rebaixamento do terreno. Além disso, a poluição (chorume, vazamentos, mineração) também surge como um grave problema!

Como seu negócio pode ajudar na preservação?

O gerenciamento de águas subterrâneas feito pelas empresas e indústrias deve garantir três fatores básicos:

  • a constante disponibilidade de água para os ecossistemas e para as necessidades humanas;
  • a qualidade da água extraída ou da água das nascentes;
  • o incentivo à infiltração de água para o subsolo, recarregando a água subterrânea, por exemplo, promovendo área de vegetação.

Não sabe como sua empresa pode pôr em prática a correta administração das águas subterrâneas? Chame a Ética Ambiental! Nós somos uma empresa de consultoria ambiental no RJ  que presta serviços de geologia ambiental. Entre eles, o estudo geoambiental e monitoramento da qualidade das águas subterrâneas. Ficou interessado no nosso serviço? Entre em contato conosco e adeque seu negócio às melhores práticas ambientais do mercado!

Gostou deste artigo? Acompanhe o nosso blog! Em nossos últimos artigos, falamos sobre os benefícios da ISO 14001 para a empresa, como fazer a proteção dos recursos naturais e muito mais. Confira!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento