Quais os benefícios da ISO 14001 para a empresa? Descubra!

Quais os benefícios da ISO 14001 para a empresa? Descubra!

Quais os benefícios da ISO 14001 para a empresa? Descubra!

A ISO 14001 consiste em uma Norma ABNT que define requisitos básicos do sistema de gestão ambiental. Em função disso, o principal objetivo é aumentar o desempenho das empresas com o uso correto de recursos e, por consequência, reduzir a capacidade de resíduos. Por ter uma aceitação internacional, muitas empresas utilizam a certificação das aplicações dos métodos que ela dispõe como vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre quais podem ser os benefícios da ISO 14001 para sua empresa? Continue a leitura deste artigo que a Ética Ambiental preparou! Ao final dele, veja quais profissionais estão habilitados para fazer uma consultoria eficiente.

Benefícios da ISO 14001: aumente sua performance sustentável!

A ISO 14001 busca possibilitar que as companhias sejam capazes de cumprir com as necessidades socioeconômicas apresentadas por elas de forma equilibrada com a preservação do meio ambiente.

Através da aplicação desta metodologia, diversos benefícios podem ser vistos. Abaixo separamos os principais deles. Confira!

1- Mentalidade de riscos e oportunidades

Um dos benefícios da ISO 14001 é a chamada “mentalidade de riscos e oportunidades”. Trata-se de uma estratégia onde se analisa os riscos fornecidos por um produto tanto para o consumidor, diretamente, quanto para o meio ambiente onde ele será disposto, indiretamente.

Com isso, a companhia tem a oportunidade de repensar características primordiais para garantir de acordo com o nível de sustentabilidade definido no plano de gestão. Uma boa ideia, nesse sentido, é a reformulação da matéria-prima.

2- Atendimento aos requisitos legais

Outro ponto que chama atenção quando falamos sobre a ISO 14001 é a interligação com o atendimento às normas previstas em lei. Sendo assim, uma empresa que aplica as práticas sustentáveis dispostas na ISO 14001 entra em concordância com a legislação vigente.

Essa ação abre espaço para uma série de oportunidades em diversos segmentos do mercado.

3- Maior envolvimento a partir da comunicação estratégica

Embora o principal foco seja conceder base à origem sustentável, a participação dos membros da companhia não se torna dispensável. Os benefícios da ISO 14001 se estendem quanto a isso ao passo que a Norma estimula uma liderança mais forte com maior envolvimento.

Desse modo, há a formação de uma empresa engajada e ciente do compromisso de servir ao meio ambiente. Comunicação estratégica é a chave!

alguns benefícios da ISO 14001

4- Capacidade de traçar objetivos claros de negócios

Tendo em vista os benefícios anteriormente citados neste artigo, objetivos claros fazem parte dos resultados mais comuns da ISO 14001. Isso pode ser afirmado uma vez que a Norma regula e garante a incorporação de questões ambientais na gestão empresarial.

À vista dessa característica, se torna mais fácil alcançar objetivos sem que existam complicações.

5- Vantagem competitiva

Sair na frente dos concorrentes é uma busca constante para empresas que ainda estão se fortalecendo no mercado. Eficiência e custo são fatores que permeiam esta funcionalidade.

Portanto, com o posicionamento sustentável, mais fornecedores e compradores adeptos à ideia se sentirão atraídos pela estratégia da empresa. Dentre os benefícios da ISO 14001, esse quesito a conduz para frente de suas concorrentes.

Acione uma consultoria ambiental para obter sucesso!

Gostou de conhecer os principais benefícios da ISO 14001? Os profissionais da Ética Ambiental são especialistas no assunto. Nós realizamos plano de gestão ambiental com soluções para minimizar riscos e aderir métodos importantes para a manutenção do conceito de sustentabilidade.

Entre em contato com a nossa central de atendimento para obter mais informações sobre nossa atuação!

Aproveite para continuar lendo sobre temas relacionados ao abordado neste artigo em nosso blog. Veja:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.