Gestão ambiental: como fazer a proteção dos recursos naturais?

Gestão ambiental: como fazer a proteção dos recursos naturais?

Gestão ambiental: como fazer a proteção dos recursos naturais?

O serviço de gestão ambiental corporativo tem como objetivo preservar e conservar os recursos naturais existentes em abundância. A técnica, por sua vez, se estende para os campos internos e externos de uma companhia. Somente assim, a conscientização tende a permear todos os meios que a empresa atinge. Gera reforço de marca e qualificação de imagem positiva. Tem desejo de aderir a esse método? Prossiga a leitura deste artigo para entender como a proteção dos recursos naturais pode ser feita de maneira eficaz.

Proteção dos recursos naturais: 5 práticas para a modalidade!

dicas de proteção dos recursos naturais

1 – Política ambiental bem definida

Para que uma empresa seja reconhecida pela proteção dos recursos naturais, ela precisa ter uma política ambiental bem definida. Ou seja, deve dispor de um panorama completo do que se busca e o que fazer para atingir o objetivo.

Dentro do quesito de política ambiental podem constar as adoções que demonstrem o comprometimento da empresa. Desta maneira, a gestão administrativa fica encarregada de montar os pilares de atendimento às regras.

Como parte deles devem estar, por exemplo: execução das normas legislativas, prevenção à poluição e busca por melhorias de forma contínua.

2 – Implementação de iniciativas sustentáveis

Outra característica que importa quando o assunto é proteção do meio ambiente consiste na implementação de iniciativas. A partir do modelo de política ambiental bem definido, se torna possível seguir algumas formas alternativas de não extrair recursos de forma negativa da natureza.

Nesta perspectiva, bons exemplos são vistos tanto no uso de painéis solares, que permitem a utilização de energia renovável, quanto no uso de máquinas com engenharia voltada para a sustentabilidade.

Então, a implementação de iniciativas visa reduzir os impactos com o objetivo de cumprir com as metas ambientais estabelecidas pela política ambiental da empresa.

3 – Envolvimento dos colaboradores em decisões

Como foi dito no início deste artigo, uma das principais buscas durante os trabalhos de proteção dos recursos naturais é atingir os âmbitos interno e externo da empresa. Em função disso, o envolvimento dos colaboradores em decisões que tecem discussões sobre o tema é de suma importância. Afinal, a experiência dele em outros locais de convivência pode colaborar para que informações reais cheguem ao conhecimento do gestor.

A partir disso, será viável abrir espaço para uma visualização mais ampla do que pode ser colocado em prática pela empresa. Inclusive, com um adendo: privilegiando as experiências das pessoas que fazem parte dela.

4 – Incentivo à responsabilidade social

A prática de incentivo à responsabilidade social garante que as atividades de sustentabilidade realizadas dentro da empresa sejam estendidas para os vizinhos. Esta medida, portanto, contribui para que as operações da instituição prevejam manifestação de forma direta ou indireta na vida das pessoas que residem ao redor.

5 – Conquista da certificação ISO 14001

Por último, mas não menos importante, a gestão ambiental com busca na proteção dos recursos naturais entende a conquista da certificação ISO 14001 como fundamental! Esta é compreendida como a norma ambiental mais bem vista em todo o mundo e acelera as vantagens competitivas.

Fale com quem é especialista no assunto!

Gostou de saber mais sobre as práticas válidas para a proteção dos recursos naturais em corporações? Nossa empresa é especialista em gestão ambiental.

Entre em contato com a Ética Ambiental para acionar nossa consultoria e garantir que sua empresa se destaque no mercado.

Aproveite para conferir mais artigos como este em nosso blog. Encontre:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento