De acordo com o Atlas Brasileiro, nosso país tem, em média, mais de 3 mil horas de brilho de sol computadas ao longo de um ano. Esse valor corresponde a uma incidência solar diária que fica entre 4.500 a 6.300 Wh/m². Em detrimento disso, o potencial solar do Brasil é verificado como um dos maiores no mundo!
Embora as condições sejam favoráveis, hoje ainda não nos encontramos dentre os países mais adeptos à instalação da energia fotovoltaica para alimentação de indústria, comércio e residências. Por isso, ficam as dúvidas: vale a pena ter teto solar em casa? Por que ter um? Continue a leitura deste artigo até o final para obter as respostas para estas e mais questões!
O que é um sistema de energia fotovoltaica?
O sistema de energia fotovoltaica, resumidamente, é aquele que permite a geração de luz elétrica por meio da luz solar.
Equipamentos
Para que não haja perdas elétricas, o teto solar em casa precisa estar contido dentro do sistema de energia fotovoltaica. Este, por conseguinte, dispõe de equipamentos capazes de fazerem a conversão da energia solar em elétrica. Eles são: medidor, inversor, módulos fotovoltaicos e quadro de energia.
Modelos
Dois modelos estão dispostos no mercado:
- isolado: mais comum de ser encontrado em casas de campo onde a rede de energia é distanciada de outras;
- conectado: presente onde as redes elétricas são próximas à residência ou indústria em questão.
O que torna vantajoso ter um teto solar em casa?
1- Economia
Tratando-se sobre teto solar, o primeiro ponto de destaque é economia. Ele é capaz de reduzir os gastos de energia elétrica em até 95%. Sendo assim, problemas com pagamento de multas por atraso ou com relação à empresa fornecedora de energia são resolvidos a partir da instalação do painel.
2- Valorização do imóvel
Se você pensa em vender ou alugar o imóvel em breve e identifica a necessidade de um diferencial, o teto solar pode solucionar esta questão. Estima-se que uma casa com este equipamento seja capaz de ser valorizada em cerca de 8%.
3- Retorno sobre investimento adquirido de forma rápida
A terceira razão para ter teto solar em casa é o retorno sobre investimento. Ainda que optar pelo equipamento altamente tecnológico seja um investimento considerado alto, a redução das traz a compensação. Deste modo, a balança de investimento indica lucro financeiro a longo prazo.
4- Durabilidade alta
Caso os cuidados com o equipamento sejam seguidos à risca, a durabilidade pode alcançar 25 anos ou mais! Isso garante que ao longo de todos estes anos nenhum problema de falta de energia, por exemplo, seja vivenciado.
5- Sustentabilidade
Sustentabilidade é o termo-chave ligado à instalação de teto solar em casa. Este benefício é compreendido no ponto de vista coletivo, ao passo que agrega melhoria de vida não só para sua família, mas também para a comunidade.
Além disso, como falamos no início deste artigo, a energia solar é renovável e abundante no Brasil. Em função disso, o uso dela não traz malefícios ao meio ambiente.
Ainda tem dúvidas? Solicite uma consultoria ambiental!
A tecnologia fotovoltaica consiste em um método alternativo de obtenção de energia elétrica. Por isso, ter o teto solar em casa é ideal.
Para aprender mais sobre ela, entre em contato conosco e solicite uma consultoria ambiental com a nossa empresa. A Ética Ambiental mantém o compromisso com você, nosso cliente, e o meio ambiente.
Quer saber mais? Veja mais artigos com temas semelhantes a este em nosso blog. Encontre:
- Energias alternativas: sistema fotovoltaico e suas vantagens
- Dia do Gestor Ambiental: veja a importância desses profissionais para o meio ambiente!
- Auditoria ambiental: o que é? Quais os principais tipos?