Por que ter teto solar em casa? Confira nesse artigo!

Por que ter teto solar em casa? Confira nesse artigo!

Por que ter teto solar em casa? Confira nesse artigo!

De acordo com o Atlas Brasileiro, nosso país tem, em média, mais de 3 mil horas de brilho de sol computadas ao longo de um ano. Esse valor corresponde a uma incidência solar diária que fica entre 4.500 a 6.300 Wh/m². Em detrimento disso, o potencial solar do Brasil é verificado como um dos maiores no mundo!

Embora as condições sejam favoráveis, hoje ainda não nos encontramos dentre os países mais adeptos à instalação da energia fotovoltaica para alimentação de indústria, comércio e residências. Por isso, ficam as dúvidas: vale a pena ter teto solar em casa? Por que ter um? Continue a leitura deste artigo até o final para obter as respostas para estas e mais questões!

O que é um sistema de energia fotovoltaica?

O sistema de energia fotovoltaica, resumidamente, é aquele que permite a geração de luz elétrica por meio da luz solar.

Equipamentos

Para que não haja perdas elétricas, o teto solar em casa precisa estar contido dentro do sistema de energia fotovoltaica. Este, por conseguinte, dispõe de equipamentos capazes de fazerem a conversão da energia solar em elétrica. Eles são: medidor, inversor, módulos fotovoltaicos e quadro de energia.

Modelos

Imóvel com teto solar em casa

Dois modelos estão dispostos no mercado:

  • isolado: mais comum de ser encontrado em casas de campo onde a rede de energia é distanciada de outras;
  • conectado: presente onde as redes elétricas são próximas à residência ou indústria em questão.

O que torna vantajoso ter um teto solar em casa?

1- Economia

Tratando-se sobre teto solar, o primeiro ponto de destaque é economia. Ele é capaz de reduzir os gastos de energia elétrica em até 95%. Sendo assim, problemas com pagamento de multas por atraso ou com relação à empresa fornecedora de energia são resolvidos a partir da instalação do painel.

2- Valorização do imóvel

Se você pensa em vender ou alugar o imóvel em breve e identifica a necessidade de um diferencial, o teto solar pode solucionar esta questão. Estima-se que uma casa com este equipamento seja capaz de ser valorizada em cerca de 8%.

3- Retorno sobre investimento adquirido de forma rápida

A terceira razão para ter teto solar em casa é o retorno sobre investimento. Ainda que optar pelo equipamento altamente tecnológico seja um investimento considerado alto, a redução das traz a compensação. Deste modo, a balança de investimento indica lucro financeiro a longo prazo.

4- Durabilidade alta

Caso os cuidados com o equipamento sejam seguidos à risca, a durabilidade pode alcançar 25 anos ou mais! Isso garante que ao longo de todos estes anos nenhum problema de falta de energia, por exemplo, seja vivenciado.

5- Sustentabilidade

Sustentabilidade é o termo-chave ligado à instalação de teto solar em casa. Este benefício é compreendido no ponto de vista coletivo, ao passo que agrega melhoria de vida não só para sua família, mas também para a comunidade.
Além disso, como falamos no início deste artigo, a energia solar é renovável e abundante no Brasil. Em função disso, o uso dela não traz malefícios ao meio ambiente.

Ainda tem dúvidas? Solicite uma consultoria ambiental!

A tecnologia fotovoltaica consiste em um método alternativo de obtenção de energia elétrica. Por isso, ter o teto solar em casa é ideal.

Para aprender mais sobre ela, entre em contato conosco e solicite uma consultoria ambiental com a nossa empresa. A Ética Ambiental mantém o compromisso com você, nosso cliente, e o meio ambiente.

Quer saber mais? Veja mais artigos com temas semelhantes a este em nosso blog. Encontre:

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento