Por que instalar uma estação de tratamento de água em casa?

Por que instalar uma estação de tratamento de água em casa?

Por que instalar uma estação de tratamento de água em casa?

A água faz parte do nosso cotidiano. Ela é um elemento indispensável para a hidratação, higiene e alimentação. Só que antes de ficar pronta para o consumo, passa por diversas etapas de tratamento e distribuição, conhecidas como ETA. Mas afinal, é possível criar uma estação de tratamento de água em casa? Existem motivos pelos quais você deve fazer isso? Neste artigo, te responderemos estas perguntas. Continue a leitura até o final para entender mais sobre o tema.

Estação de tratamento de água em casa: 5 etapas

Ter uma estação de tratamento de água em casa é possível! Esta depende, apenas, de um sistema de encanamento com boa queda d’água. Isso facilitará a chegada do material até o reservatório onde as etapas seguintes devem ocorrer. Separamos um pouco sobre elas abaixo.

1- Coagulação e floculação

Em uma estação de tratamento de água em casa, coagulação e floculação são etapas que fazem a limpeza de impurezas grandes. Isso é, aquelas que podem impedir a passagem da água pelo duto.

Aqui, devem ser usados coagulantes que são capazes de unir as partículas. Os mais comuns são: sulfato de alumínio e cloreto férrico.

2- Decantação

Depois das etapas de coagulação e floculação, é na decantação onde ocorre a separação do material recolhido. A gravidade acelera esta etapa.

3- Filtração

Uma vez que a água tenha sido decantada, ela vai em direção ao filtro. O material é constituído por elementos porosos, o que facilita a retenção da sujeira e permite a passagem de líquido.

Cano da estação de tratamento de água em casa

4- Desinfecção

A desinfecção atua sobre os microrganismos vivos na água, uma vez que os detritos já tenham sido separados do líquido nas etapas anteriores.

Os desinfetantes devem ser utilizados em dosagem que elimine os agentes patógenos e não coloquem em risco a saúde humana.

5- Fluoretação

Nesta última etapa ocorre o abastecimento dos reservatórios com utilização de compostos à base de flúor.

Quais as vantagens da estação de tratamento de água em casa?

1- Economia

Com uma estação de tratamento de água em casa torna-se possível reutilizar água da chuva, a que sai da máquina de lavar, do banho e mais. O tratamento permite que essa quantidade de líquido possa chegar limpa, novamente, às torneiras.

2- Estética

Caso você note que a água que chega até sua casa ainda tenha aparência barrenta, a estação de tratamento poderá resolver o problema. Além de fazer a completa retirada de materiais corrosivos que fazem a coloração ser modificada, a água volta a ser cristalina depois de passar por todas as etapas.

3- Higiene

Embora as estações de tratamento locais possam ser legalizadas, quando a água chega até sua casa não há como saber se todas as bactérias foram mortas. Por outro lado, com sua própria estação de tratamento de água em casa, você poderá certificar-se sobre o aspecto do líquido consumido por aqueles que ama. Pense no bem-estar!

Estudos, projetos e serviços ambientais é com a Ética Ambiental!

Gostou de ter aprendido sobre as etapas e vantagens da estação de tratamento de água em casa? A Ética Ambiental é uma empresa com profissionais habilitados para te orientar no seu projeto. Entre em contato conosco!

Veja mais artigos como este em nosso blog. Lá estão:

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento