Quais são os modos de prevenir o coronavírus no ambiente de trabalho?

Quais são os modos de prevenir o coronavírus no ambiente de trabalho?

Quais são os modos de prevenir o coronavírus no ambiente de trabalho?

Para impedir o avanço do coronavírus no ambiente de trabalho as empresas têm reformulado o dia a dia do serviço. Ou, em alguns casos, implementado os equipamentos de segurança para proteger os funcionários. Ações como cancelamento de viagens, implementação do trabalho remoto e redução de pessoal estão entre as formas de evitar o avanço da doença. Continue a leitura deste artigo para entender melhor quais são as providências e como elas podem ser desenvolvidas durante o período decretado como quarentena.

Como evitar o coronavírus no ambiente de trabalho?

A Lei 13.979, que prevê as medidas para conter o avanço do vírus foi sancionada no dia 6 de fevereiro de 2020. Nela, estão dispostos os artigos que cooperam para a vigência da proteção coletiva enquanto o coronavírus ainda está em ação dentro do território nacional.

O papel empresarial, nesta medida, é fundamental para garantir que as normas trabalhistas estejam compromissadas com o que é orientado em forma de lei. Separamos as ações que já estão em vigor para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho. E, consequentemente, manter os funcionários em boas condições de saúde.

Profissional com coronavírus no ambiente de trabalho

1- Trabalho remoto

O trabalho remoto, ou “home office”, é um das maneiras implementadas por empresas que têm a preocupação de prevenir o coronavírus no ambiente de trabalho. Neste caso, o contato físico não é admitido entre os funcionários. Além disso, também reduz a necessidade destes se locomoverem até o local de trabalho em transporte público. Logo, atribui benefícios tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Nesta medida, vale destacar que há a possibilidade de que o trabalho remoto seja cumprido por estagiários e aprendizes. Ou seja, engloba todos os colaboradores independentemente do nível hierárquico ocupado por eles.

A Organização Mundial de Saúde, OMS, compreende que ficar em casa seja uma boa maneira para que o funcionário possa estar mais atento a saúde e, assim, tenha maior possibilidade de identificar os sintomas do coronavírus com facilidade.

2- Cancelamento de viagens

Impedir que viagens sejam realizadas é uma forma eficaz de evitar que os colabores fiquem expostos a outras ocasiões foram do ambiente de trabalho. Deste modo, garante que estes não fiquem suscetíveis à doença, mas que também não sejam transmissores em outras localidades.

3- Redução de pessoal

Algumas companhias, mais precisamente aquelas que não têm condições de transferir o trabalho de dentro da sede para outro ambiente, introduziram a política de redução de pessoal. Este fator contribui para conter a propagação do coronavírus no ambiente de trabalho.

Veja, um dos exemplos mais simples é a formulação de escala. Com ela, é possível garantir que menos pessoas da equipe estarão presentes na empresa durante o horário de funcionamento.

4- Aumento de cuidados com a higiene local

Para impedir casos de coronavírus no ambiente de trabalho é de suma importância que a empresa se responsabilize em manter o local arejado e desinfetado, como é indicado pela OMS. Somente assim doenças como COVID-19 e outras, que são vinculadas a ação de vírus, poderão ser prevenidas.

5- Concessão de afastamento

Por fim, as companhias devem fornecer afastamento aos funcionários que apresentarem:

  • histórico de viagem recente para locais onde foi decretado estado de emergência;
  • sintomas (febre, coriza, tosse e falta de ar);
  • diagnóstico que certifique a doença.

Nessa medida, a empresa fica a cargo de pagar os primeiros 15 dias de afastamento, visto que este torna-se um período de faltas justificadas. Contudo, se for estendido para além deste prazo é crucial entrar em contato com o órgão segurador.

Entendeu como impedir o aparecimento de casos de coronavírus no ambiente de trabalho? Entre em contato com a Ética Ambiental para saber mais! Trabalhamos com o serviço de gestão e consultoria ambiental.

Em nosso blog, encontre mais artigos como este. Lá estão:

 

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento