Ainda não sabe o que é remediação ambiental? Confira!

Ainda não sabe o que é remediação ambiental? Confira!

Ainda não sabe o que é remediação ambiental? Confira!

Se você ainda não sabe o que é remediação ambiental, este artigo é para você! Este processo é um dos que mais apresentam resultados efetivos por conta da retirada das fontes de poluição e contaminação do solo. Ficou curioso? Continue a leitura deste artigo que a Ética Ambiental preparou para entender mais a respeito do assunto. Ao final dele, veja como optar pela nossa empresa pode fazer toda a diferença nessa operação.

O que é remediação ambiental? Veja o que você precisa saber!

1- Definição

O que é remediação ambiental mãos plantando

A remediação ambiental pode ser entendida como um conjunto de estratégias que são usadas na recuperação do solo. Como foi dito anteriormente, elas atuam de modo a fazer a retirada de detritos e outros compostos que impedem os aquíferos e a terra de ficarem saudáveis. Ou seja, sem contaminação.

Portanto, de maneira resumida, a remediação consiste como uma “força tarefa” que busca melhorar as condições do solo. Por isso, ter em mente o que é remediação ambiental se torna essencial para compreender uma maneira de reverter ações degradam o meio ambiente.

2- Importância

Tendo em conta um país a exemplo do Brasil, onde o solo é muito explorado, as perdas podem ser vistas não só no contexto ambiental, mas também no dia a dia da população. Em outras palavras, quanto maior for o índice de exploração, mais problemas gerados. Alguns exemplos são: perda de aquíferos essenciais para o abastecimento, desvalorização de áreas e alimentos com preços mais caros.

A remediação ambiental, nesse contexto, serve como uma aliada no gerenciamento de áreas. Com ela, a atividade de exploração, ainda dentro do exemplo, somente poderá ser feita quando estiver regulada de acordo com o que determina a lei.

Por outro lado, a remediação também é essencial para fazer o monitoramento de ambientes. Desta forma, o projeto de remediação ambiental prevê testes em locais onde não houve teste de nível de contaminação.

Sendo assim, a importância de saber o que é remediação ambiental está pautada nas principais motivações de realização desta prática.

3- Etapas de realização

  1. Avaliação da área;
  2. coleta de amostras;
  3. análise de risco;
  4. planejamento de ação;
  5. execução das técnicas de remediação ambiental;
  6. monitoramento da região para a validação dos resultados.

4- Ações mais utilizadas na remediação ambiental

Além de saber o que é remediação ambiental, também é importante conhecer as ações que trazem a solução. As listamos na sequência:

  • encapsulamento geotécnico;
  • biorremediação ex situ;
  • biorremediação in situ;
  • bombeamento e tratamento de água;
  • biorremediação;
  • atenuação natural;
  • barreiras reativas;
  • barreiras de água.

Gostou de ter conhecido o que é remediação ambiental? A Ética Ambiental é uma empresa que oferece uma série de serviços e estudos que servem como auxiliares da remediação ambiental. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas. Nossos colaboradores estão prontos para te atender!

Em nosso blog, encontre outros artigos semelhantes a este. Veja:

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento