O que é índice de sustentabilidade empresarial?

O que é índice de sustentabilidade empresarial?

O que é índice de sustentabilidade empresarial?

Atualmente, criar ações corporativas que reduzem os impactos ambientais é fundamental para o alcance de um bom índice de sustentabilidade. Essa taxa é responsável por sinalizar aos investidores o grau de responsabilidade e potencial das empresas. Por isso, os gestores precisam estar completamente cientes do funcionamento desse indicador para atingir a rentabilidade.

Pensando nisso, a Ética Ambiental elaborou este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o índice de sustentabilidade. Com essas informações, você será capaz de elaborar estratégias sustentáveis na empresa para atrair investidores e alcançar o sucesso desejado. Confira!

Entenda os detalhes acerca do índice de sustentabilidade

Detalhes do índice de sustentabilidade

Finalidade do indicador

O índice de sustentabilidade foi criado pela Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) em 2005. A ação tem o intuito de oferecer aos investidores opções de instituições reconhecidas pelo seu comprometimento com a responsabilidade social. Dessa maneira, a sustentabilidade se torna um fator competitivo no mercado.

Na BOVESPA, esse índice funciona de forma comparativa. Ou seja, o desempenho das empresas listadas é contraposto, de acordo com a eficiência econômica e equilíbrio ambiental. Outros fatores são avaliados, como os indicadores de governança corporativa.

Atualmente, alcançar uma posição no índice de sustentabilidade é capaz de trazer mais visibilidade para o marketing ambiental da empresa. Logo, a imagem dela é melhorada e a atratividade também, como consequência. Esses fatores são fundamentais para reter e fidelizar clientes, tornando crescente a lucratividade da organização.

Funcionamento

Funcionamento do índice de sustentabilidade

Para participar do índice, as empresas precisam responder a um questionário. Aquelas que tiverem a melhor pontuação terão reconhecimento e certificação por suas ações sustentáveis, atraindo investimentos. A divisão de questões é feita entre seis dimensões: social, econômica, ambiental, produção do produto, governança corporativa e variações climáticas.

Esse questionário é diferenciado, de acordo com o setor da empresa. Dessa maneira, a seleção se torna mais justa para todos. Caso contrário, instituições que precisam de um maior rigor legislativo no âmbito das exigências ambientais pontuariam mais do que outras. Essa desigualdade poderia desaminar e diminuir a taxa de educação ambiental nas organizações.

As respostas são avaliadas por órgãos técnicos e é possível, por meio eletrônico, realizar simulados antes de responder ao questionário. Esse recurso é importante porque ajuda o gestor a perceber quais são os pontos que precisam ser melhorados na empresa. Assim, é possível realizar adaptações para conquistar o índice de sustentabilidade e até mesmo escapar de multas ambientais.

Vantagens do processo

Ao participar do processo, a empresa não necessariamente aumenta o valor de suas ações na bolsa. Entretanto, ela ganha mais prestígio e atenção de possíveis clientes e investidores. Além disso, a certificação é uma potente forma de aumentar a confiança de seu público. Dessa forma, além de conquistar novos consumidores, a marca ganha melhores meios para reter clientes.

Além disso, o índice de sustentabilidade auxilia o processo de aprendizado de gestores. Ou seja, o conhecimento sobre as melhores práticas ambientais e sociais é compartilhado. Esse aspecto é fundamental durante o processo de criação de uma sociedade mais responsável e com menos poluição.

Ações ambientais

Ações ambientais índice de sustentabilidade

Para alcançar um bom resultado no índice de sustentabilidade, é imprescindível que a empresa faça uma análise de seus feitos. Reduzir a emissão de gases poluentes é um exemplo de ação que pode ser realizada. Economizar recursos hídricos e ter uma cadeia produtiva mais sustentável também são atitudes vantajosas para alcançar um bom padrão.

Porém, a melhor forma de identificar quais são as ações ideais para o segmento da empresa é com consultoria ambiental.

Com esse serviço, as medidas serão tomadas de forma estratégia, de acordo com a legislação brasileira. Assim, nenhum prejuízo será causado para a empresa e as certificações idealizadas serão alcançadas com mais facilidade.

Se você gostou deste artigo e deseja uma consultoria para potencializar o seu negócio, conte com a Ética Ambiental. Realizamos projetos de tratamento de resíduos industriais, reuso de água, entre outros. Estamos há 8 anos elaborando soluções para empresas, com o auxílio de profissionais altamente qualificadas. Atualmente, somos destaque entre as instituições que trabalham no segmento e estamos prontos para atender às suas necessidades. Entre já em contato conosco e saiba mais!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.