Descubra como tornar sua empresa sustentável e lucrativa

Descubra como tornar sua empresa sustentável e lucrativa

Descubra como tornar sua empresa sustentável e lucrativa

Atualmente, a gestão ambiental é definida como um dos principais diferenciais do mercado. Por isso, aderir às práticas sustentáveis pode aumentar a possibilidade de retorno lucrativo. Assim, alinhar o âmbito comercial com as estratégias benéficas ao meio ambiente promove aproximação da companhia com a responsabilidade social e sustentável. Prossiga a leitura deste artigo para descobrir os passos para tornar sua empresa sustentável.

Como atingir o nível de uma empresa sustentável?

Devido ao crescimento populacional e, consequentemente, a maior produção de resíduos, a preocupação com o meio ambiente tornou-se uma questão também para as empresas. Para que uma instituição alcance o desenvolvimento econômico e sustentável, é preciso que ela fundamente todas as diretrizes estratégicas de seu plano estratégico de crescimento.
A seguir, separamos 4 passos essenciais para tornar sua empresa sustentável!

1- Tenha referências

Antes de iniciar a trajetória rumo a tornar sua empresa sustentável, é preciso idealizar as táticas até chegar a esta posição. Inspirar-se, neste sentido, pode ser a melhor forma de alcançar essa posição. Por isso, não hesite em procurar outras companhias que partilham da mesma responsabilidade sustentável. Note quais são os pontos positivos e negativos que elas representam para o mercado e, principalmente, os desafios que enfrentam. Desta forma, a gestão será facilitada.

2- Consulte o interesse dos clientes

Fincar as bases da sua empresa em um posicionamento mais sustentável pode resultar em novo modo de atingir o mercado. Se seus clientes atuais não têm tanta preocupação com esta nova lógica, é importante saber que eles deverão passar por reciclagem para este novo posicionamento. Assim, a companhia permanecerá apenas com compradores que compactuam com o novo modelo. Aliás, outras pessoas também poderão ser atingidas por esta estratégia sustentável. Deste modo, a conversão para empresa sustentável agrega uma vantagem competitiva de mercado.

3- Conscientize a equipe

funcionários em empresa sustentável

Este terceiro passo é tão importante quantos os anteriores. Para que a empresa continue bem posicionada, a equipe precisa estar ciente da importância de modificar o método para sustentável.
Uma boa dica é marcar uma reunião geral com todos os funcionários onde o gestor passe todas as táticas de adaptação a este novo nicho. Desta forma, eles ficarão bem orientados para atender aos clientes sem criar nenhum prejuízo de comunicação.

4- Implemente a ISO 14001

A ISO 14001 é uma Norma ABNT que especifica todos os pontos regulamentadores que permitem que empresas, independentemente de seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis. Isto é, tanto nos produtos ofertados quanto nos serviços desenvolvidos.

Alguns dos objetivos da ISO 14001 são:

  • aumento do desempenho ambiental;
  • auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros;
  • alcance dos benefícios financeiros e operacionais.

Conte com a Ética Ambiental!

Gostou do nosso artigo sobre como tornar sua empresa sustentável? A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental que conta com profissionais especializados na área para te ajudar! Entre em contato conosco para conhecer a melhor forma de aderir ao modelo sustentável na sua companhia!

Em nosso blog, confira outros artigos como este que já preparamos exclusivamente para você:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar