O crescimento do aquecimento global vem preocupando estudiosos. Esse estado de alerta é fruto das consequências do fenômeno, que incluem a extinção de espécies animais e vegetais. Infelizmente, o homem é o causador desse cenário. Segundo pesquisas, só as empresas são responsáveis por 71% das emissões dos gases poluentes.
Portanto, é fundamental que organizações que desejam iniciar o marketing ambiental saibam como fazer a redução desses gases. Pensando nisso, a Ética Ambiental elaborou esse artigo com dicas para reduzir a emissão de gases poluentes na sua empresa.
Qual a importância de reduzir a emissão de gases poluentes?
Como citamos anteriormente, o aquecimento global pode ser o responsável pela extinção de espécies animais e vegetais. Entretanto, essa é apenas uma das consequências da mudança climática. Outro dano que o fenômeno pode causar é o aumento da frequência de problemas de saúde. Alergias, infecções e problemas cardiorrespiratórios serão cada vez comuns. Casos de dengue e malária também crescerão com o aquecimento global.
Segundo artigos publicados pela Nature Climate Change, casos de morte por conta do calor excessivo estão se tornando mais frequentes. De acordo com o estudo, cerca de 30% da população mundial está exposta a condições mortais de superaquecimento. Por isso, é imprescindível que as empresas comecem a tomar atitudes para reduzir esse quadro.
Além de garantir mais qualidade de vida, empresas que trabalham com sustentabilidade lucram mais. A redução de gases poluentes atrai mais a confiança de consumidores, tornando o processo de fidelização mais espontâneo. Lembre-se de que, com o cenário atual, clientes buscam por organizações que sejam socialmente responsáveis.
Dicas para a redução de gases poluentes em uma organização
A maioria das práticas será criada de acordo com o setor da empresa. Portanto, não é possível definir quais serão as metas necessárias sem uma avaliação completa do negócio. Porém, algumas ações são importantes e causam impactos positivos independentemente da organização. Confira, a seguir.
Observação dos danos
O primeiro passo para uma estratégia de redução de gases poluentes é a observação. Algumas atividades acabam gerando mais fluidos do que outras e é necessário saber quais são elas antes de tomar medidas. O ideal é que seja elaborado um diagnóstico detalhado com a quantidade de emissões e os tipos de gases produzidos.
Também é interessante realizar uma avaliação de riscos. É preciso reconhecer quais são as ameaças regulatórias que o negócio pode sofrer com a alta exposição dos gases poluentes. Além disso, outros fatores como os riscos financeiros e físicos, devem ser calculados. Assim, será mais fácil realizar a prevenção de maneira apropriada, conforme o setor do negócio.
Com esse documento também é possível registrar a evolução dessas exalações. Dessa forma, a instituição saberá com precisão quais são as estratégias que estão apresentando resultado. Além de otimizar o tempo, a ação ajuda a empresa a reconhecer quais são os erros cometidos no marketing verde.
Criação de metas
Baseando-se nos dados coletados, a empresa deve criar metas para a diminuição da emissão de gases poluentes. O recomendado é que seja estabelecida uma porcentagem de redução dos gases e um período para atingir o objetivo. Para alcançar o resultado de maneira mais fácil, é necessário que a meta seja específica e mensurável. Caso contrário, a ação só servirá para desmotivar os gestores responsáveis por determiná-las.
É importante que aconteça uma comunicação transparente com todos os envolvidos na estratégia de redução dos gases poluentes. Assim, todos estarão comprometidos com o resultado e não será preciso gastar tempo para motivar a equipe. A equipe precisa ter o pleno conhecimento das suas funções e obrigações nesse processo.
Criação de uma cultura de reciclagem
Estabelecer uma cultura de reciclagem dentro da organização é fundamental para evitar o aquecimento do planeta. Por meio dessa ação, boa parte do processo de produção de materiais que resultam na emissão de poluentes, é evitada.
Além disso, a decomposição do lixo também libera o gás carbono (CO2) para a atmosfera. Por isso, descartar resíduos de forma responsável é imprescindível. Uma forma efetiva de inserir a cultura de reciclagem em um negócio é por meio de aulas de educação ambiental.
Investimento em energias renováveis
As energias renováveis são aquelas que não se esgotam. Entre elas está a energia solar, eólica e biomassa. Elas são uma ótima substituição para as fontes não renováveis e poluidoras, como o petróleo, carvão e gás natural.
Portanto, investir nesse tipo de energia é altamente positivo para a empresa. Além disso, elas ajudam a reduzir custos. A energia solar, por exemplo, pode diminuir até 50% do gasto da instituição com energia elétrica.
Automóveis sustentáveis
Empresas que trabalham com transportes podem realizar a inspeção veicular para diminuir o índice de gases poluentes liberados por veículos. Além disso, é possível investir em automóveis mais ecológicos. Atualmente, as montadoras estão investindo cada vez mais nesse tipo de carro. Entretanto, nem sempre é possível encontrá-los por preços acessíveis. Dessa maneira, a inspeção ainda é uma alternativa mais viável para pequenas e médias empresas.
Outra boa ação é o uso de biocombustíveis. Eles são fabricados por meio da queima da biomassa e o mais utilizado atualmente é o etanol. Eles são renováveis e diminuem drasticamente a emissão de poluentes durante o seu processamento.
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Se você deseja conhecer outras práticas para reduzir a emissão de gases poluentes na sua empresa, conte com a Ética Ambiental. Oferecemos serviços de consultoria ambiental, como análise de risco, auditorias e licenciamento. Nosso trabalho é totalmente personalizado, seguindo as necessidades e características de cada cliente. Portanto, se você deseja ter um negócio mais sustentável, somos a escolha certa. Entre em contato conosco e surpreenda-se com o nosso trabalho!