Como a conservação do solo afeta a produção de alimentos?

Como a conservação do solo afeta a produção de alimentos?

Como a conservação do solo afeta a produção de alimentos?

A conservação do solo é o conjunto de práticas sustentáveis aplicadas para garantir a saúde e fertilidade do solo durante o plantio. A sustentabilidade na produção de alimentos faz parte de grandes debates acerca do assunto, especialmente no Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril).

No entanto, é necessário apoiar a causa durante todo o ano para evitar ao máximo a degradação da superfície terrestre. Assim, é possível que as terras agrícolas estejam em boas condições para produzir alimentos e sustentar as gerações atuais e futuras. Saiba mais como isso impacta diretamente na indústria alimentícia, a seguir.

A conservação do solo e a produção de alimentos

Qualidade

qualificação e conservação do solo

O solo é a base de todo o sistema de produção agrícola — segundo dados, 95% dos alimentos vêm da terra. Logo, faz-se necessário a implantação de diversas técnicas para preservar o solo e garantir a qualidade dos insumos produzidos ali. As boas práticas da área de conservação do solo, como rotação de cultura e reflorestamento, são responsáveis por assegurar grande parte dos nutrientes que ingerimos.

O sistema de plantio direto, por exemplo, é o recurso de conservação do solo que mais traz vantagens à produção de alimentos. Nesse sistema, há um acúmulo de carbono na terra e, consequentemente, redução de gases do efeito estufa. Além disso, permite que a água da chuva fique retida no solo, favorecendo o adequado crescimento e desenvolvimento das culturas alimentares.

Preço

A degradação das terras produtivas atinge até mesmo o setor de venda dos alimentos. A conservação do solo é importante para evitar o empobrecimento das terras causado pela erosão, acidificação, desequilíbrio de nutrientes e outras formas de poluição. Com os solos cada vez mais improdutivos, é muito provável que haja, no futuro, alta volatilidade dos preços dos alimentos.

Além disso, o descaso com as condições do solo pode causar fome, desnutrição e abandono de terra. Migrações involuntárias de milhares de agricultores são capazes de ocorrer, levando-os à pobreza e, em muitos casos, risco de viver na miséria.

Produtividade

Um bom sistema de manejo do solo é capaz de melhorar a produtividade agrícola e pecuária. Ao implantar práticas de conservação do solo, é possível aumentar em até 60% a produção de alimentos, tanto em qualidade como em quantidade. Esse fator é extremamente importante, pois apenas com um grande abastecimento de mantimentos será possível alimentar a população mundial.

conservação do solo tem influencia na produtividade

De acordo com pesquisas, em 2050 teremos um aumento do número de habitantes no planeta estimado em 29%. O maior índice de crescimento ocorrerá em países em desenvolvimento, e 70% da população será urbana.

Recuperação

recuperação e conservação do solo

Atualmente, cerca de um terço de toda a extensão de terra do planeta encontra-se em estado de degradação. Esse número alarmante impacta diretamente na produção de alimentos, já que há menores chances de haver terras férteis para plantio.

Nesse cenário caótico, entra a conservação do solo. Somente com o incentivo de manejo às culturas é possível obter uma completa recuperação das terras e garantir a manutenção da matéria orgânica.

Por isso, é essencial que indústrias tenham consciência sobre o assunto e diminuam o descarte de resíduos sólidos na natureza. Essa prática pode ser facilitada com a adoção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na gestão empresarial.

Consultoria ambiental

Não sabe como tratar os resíduos sólidos da sua empresa para ajudar na conservação do solo? Conte com a Ética Ambiental! Somos uma empresa que trabalha com sustentabilidade e auxilia outras organizações na sua gestão, prestando consultoria ambiental de qualidade. Realizamos projetos para tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, efluentes líquidos e reúso da água. Entre em contato conosco e saiba como poderemos lhe ajudar!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.