Dia do Gestor Ambiental: veja a importância desses profissionais para o meio ambiente!

Dia do Gestor Ambiental: veja a importância desses profissionais para o meio ambiente!

Dia do Gestor Ambiental: veja a importância desses profissionais para o meio ambiente!

No dia 17 de junho comemora-se o Dia do Gestor Ambiental. A data presta uma homenagem aos profissionais que estão sempre buscando formas de proteger o meio ambiente contra os impactos causados pelas atividades humanas. Pensando na extrema importância dessa figura dentro das empresas, a Ética Ambiental preparou este artigo. Continue a leitura e conheça melhor o trabalho desses profissionais!

Dia do Gestor Ambiental: conheça melhor a profissão!

Profissional em campo no Dia do Gestor Ambiental

O gestor ambiental é o profissional que administra os recursos naturais (solo, água, ar, fauna e flora) em consonância com os interesses da empresa. Ele é uma figura indispensável dentro das organizações públicas e privadas, já que elas precisam se adequar às normas ambientais.

O profissional trabalha nas áreas voltadas para as questões ambientais formando laudos, perícias e auditorias. Em outras palavras, podemos dizer que ele é responsável por construir um planejamento de ações que a empresa deve fazer, de acordo com a legislação ambiental.

O principal objetivo é diminuir os impactos ambientais que determinada empresa causa. Sendo assim, o gestor ambiental procura as alternativas mais viáveis para que aquela organização realize suas atividades produtivas de forma mais sustentável.

Áreas de atuação

O Dia do Gestor Ambiental é uma grande conquista da profissão! E, por isso, esses profissionais devem receber todo o mérito possível pelo seu trabalho impecável. Veja, na sequência, as principais áreas em que o gestor ambiental atua:

  • recuperação de áreas degradadas: estudo de áreas contaminadas e desmatadas e conservação da biodiversidade;
  • gestão de recursos hídricos: estudo, monitoramento e conservação das bacias hidrográficas;
  • educação ambiental: elaboração de projetos relacionados à área ambiental;
  • geoprocessamento: confecção de mapas e elaboração de projetos de ocupação humana;
  • extração de recursos naturais: análise e acompanhamento da exploração de pedras, petróleo, água e minérios;
  • elaboração de políticas públicas: definição de programas, ações e decisões para recuperação do meio ambiente;
  • certificação ambiental: capacitação em auditoria, licenciamento e legislação ambiental.

Importância do profissional no Dia do Gestor Ambiental

No Dia do Gestor Ambiental, nada mais justo do que destacar a importância dessa profissão tão significativa para o planeta. Sem ela, as atividades industriais poderiam extrair descontroladamente os recursos naturais e causar um impacto muito mais grave ao meio ambiente. Ou seja, o gestor ambiental garante que todos os processos produtivos sejam feitos da forma menos agressiva possível à natureza.

O papel do Dia do Gestor Ambiental é mostrar como a pluralidade dessa profissão pode acarretar em um cenário industrial mais sustentável. Os profissionais da área possuem conhecimento em ecologia, administração, economia ambiental, química, etc. Sendo assim, os profissionais são capazes de unir todos as vertentes de estudo em um projeto completo de gestão ambiental realmente eficiente!

Conte com a Ética Ambiental

O Dia do Gestor Ambiental é a data perfeita para entender a importância dessa profissão. Se você conseguiu captar a mensagem e quer transformar de vez a sua empresa, conte conosco! A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental que pode adequar sua organização à legislação ambiental. Nossos serviços incluem gestão ambiental, geologia ambiental, saneamento ambiental, sustentabilidade e mais! Entre em contato conosco e conheça os benefícios dos nossos serviços.

Gostou deste artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades. Confira nossos últimos artigos:

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento