Entenda como fazer a gestão hídrica em empresas!

Entenda como fazer a gestão hídrica em empresas!

Entenda como fazer a gestão hídrica em empresas!

Segundo a Embrapa, recurso hídrico é toda água doce que pode ser usada para determinada atividade. Em uma empresa, por exemplo, ele é muito utilizado, isto é, em qualquer setor. Seja para gerar energia, ser a matéria-prima ou auxiliar em um processo produtivo, ele é necessário. No entanto, é escasso e, por isso, precisa ser gerenciado. Nesse sentido, surge a necessidade de implementar a gestão hídrica.

Ainda não sabe o que é ou como fazer o controle desse recurso? Neste artigo, a Ética Ambiental explica. Confira!

Gestão hídrica: o que é?

Resumidamente, gestão hídrica refere-se a toda administração de água doce utilizada em uma empresa. Dessa forma, o termo inclui uma série de medidas, que possuem o objetivo de regular e controlar o uso desse recurso, bem como protegê-lo. Serve para evitar que o bem seja desperdiçado.

O gerenciamento deve ser feito conforme a legislação vigente, de forma que ajude a preservar as águas. A principal é a Lei das Águas ou Lei nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Ela institui a Política Nacional dos Recursos Hídricos que, por sua vez, define padrões de uso e preservação do bem.

Como fazer a gestão hídrica?

Você acabou de entender o que é e para que serve a gestão da água. Mas, como fazer esse controle na empresa? A seguir, a Ética dá algumas dicas. Mantenha sua empresa alinhada com a lei e garanta o bem para o meio ambiente. Confira!

1) Mapeie o uso interno de água 

O primeiro passo para fazer a gestão hídrica em uma empresa é entender como o recurso está sendo utilizado. Por isso, pegue a conta de luz, avalie os processos internos e analise. A partir disso, estipule onde cada parte pode estar sendo usada. Há uso em excesso? Algum uso pode ser descartado? Defina e informe seus colaboradores!

2) Estipule metas

Definir metas e máximo de uso desse bem na empresa também é uma forma de manter o controle. É preciso fazer o uso racional de água! Por isso, faça a geologia ambiental e, com os resultados, saiba o que pode ser diminuído. O que sua empresa realmente precisa utilizar desse bem? Determine a quantidade máxima para cada processo e incentive seus funcionários a não ultrapassá-lo. 

3) Conscientize sua equipe

Outra forma de garantir uma gestão de recursos hídricos adequada é conscientizando a equipe. Do que adianta estabelecer metas se seus funcionários não entendem para que servem, sua importância? Explique! Isso os ajudará a compreender e, ainda, os incentivará a seguir as regras e a controlar o uso do bem.

4) Aplique ações internas

Ações internas , além da consciência e metas, também ajuda a evitar o desperdício desse recurso. Em processos industriais, por exemplo, por que usar água potável? Faça reutilização! Recolha água da chuva e reaproveite!

Outras ações interessantes para empresas também são:

  • reúso de água;
  • promova a recirculação interna da água;
  • evite usar equipamentos que precisam de muita água;
  • opte pela limpeza a seco;
  • instale sistemas de controle de vazão.

5) Contrate uma consultoria ambiental especializada

Você ainda tem outra alternativa! Geralmente, o melhor caminho para garantir uma boa gestão hídrica é buscar uma empresa especializada no assunto. Por isso, procure uma consultoria ambiental! A empresa saberá o que fazer e realizará suas tarefas de forma mais completa e experiente. Ela ficará responsável por mapear os fluxos hídricos na empresa, fazer o diagnóstico e avaliar a qualidade de água utilizada nos diferentes setores e processos. A partir daí, elaborará um plano de ação. O controle será eficiente!

você sbe fazer a gestao hidrica

Por que fazer a gestão de recursos hídricos na empresa?

Agora, você já sabe como fazer a gestão hídrica. Mas, talvez se pergunte: qual a  importância desse gerenciamento para o meu negócio? Ganho alguma coisa? Sim! Os principais ganhos, que se tornam motivos para você fazer esse controle são:

  • cumprir as obrigações legais – como dito acima, existem leis que regulam o uso do recurso. Sua empresa não é exceção. Pode sofrer uma verificação e ficar sujeita a punições e multas;
  • reduzir desperdícios;
  • diminuição dos custos de produção da empresa;
  • melhorar a imagem do negócio perante o mercado.

Conte com uma gestão especializada!

Viu como fazer e porque o gerenciamento da água é importante para sua empresa? O próximo passo é contar com uma ajuda que permita fazer esse controle. Conte com empresas de gestão ambiental! Elas oferecem consultoria, entre outros serviços que ajudam seu negócio a se tornar sustentável e a ficar de acordo com a lei. 

A Ética pode te ajudar! Somos uma empresa desse setor. Contamos com mais de 10 anos de experiência, bem como uma equipe treinada e qualificada. Fale conosco!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento