Você sabe, de fato, o que é lençol freático?

Você sabe, de fato, o que é lençol freático?

Você sabe, de fato, o que é lençol freático?

Você provavelmente já ouviu que o mar, por sua profundidade, guarda muitos mistérios. Engana-se quem pensa que a Terra é baseada apenas no que podemos enxergar. Agora mesmo, abaixo de onde pisa, no subterrâneo, pode ser o caminho de um lençol freático. Neste artigo, você conhecerá a definição desse reservatório natural, os problemas que causamos a ele e possíveis tratamentos. Afinal, toda hora é hora de cuidar da nossa casa, da natureza que nos dá vida. Educação ambiental é válida para todos os indivíduos.

Saiba o que é lençol freático

saiba o que é lençol freático

Quando chove, uma parte da água permanece na superfície e a outra se infiltra no solo. Nesse processo, forma-se o lençol freático. Ou seja, é a denominação para reservatórios naturais de água que estão no subterrâneo da Terra. A profundidade, de forma orgânica, pode chegar a 1000 metros de profundidade. Chamados de rios subterrâneos, a água escoa até encontrar o local para sua saída. Daí surgem, não necessariamente, porém dentro das possibilidades, as nascentes.

Como o lençol freático é afetado?

funcionamento do lençol freático

Existem várias atitudes que, infelizmente, afetam o lençol freático e muitos benefícios nele inseridos. Por exemplo, no ato de uma construção na superfície, é preciso averiguar a estrutura de toda a região. Incluindo o subterrâneo. Deve-se avaliar o terreno a fim de localizar a que profundidade está o lençol freático. Nos casos de proximidade, é possível realizar seu rebaixamento a fim de impedir enchentes e outros problemas. É aí que alguns outros problemas, diretamente ligados à natureza, começam.

No rebaixamento de lençol freático, bombas de grande profundidade são inseridas para que possam empurrar a água. Com isso, para os construtores, ganha-se mais espaço útil de obra e ampliação do projeto – abaixo da superfície. Além de alterar o curso natural da água, o rebaixamento impede a vida vegetal da redondeza. Muitas espécies de raízes longas dependem do solo e do lençol freático para permanecerem vivas. A construção, idem. Com o tempo, pela falta da sustentação do solo, acontecem rachaduras, rompimento de tubulações, quedas de paredes. Até mesmo o afundamento de toda a construção.

Contaminação

contaminação do lençol freático

Outro problema causado pelo homem, mas que merece destaque na abordagem do tema é a contaminação. É comprovado que parte dos problemas ecológicos são provenientes de ações conturbadas e desrespeitosas do ser humano. O lençol freático, como visto anteriormente, também sofre. Mas não apenas com o seu rebaixamento para realização de construções. Agrotóxicos, lixo em demasia e outros resíduos industriais contaminam a água subterrânea. Essa contaminação auxilia para a morte (até extinção) de espécies vegetais e animais. Isso tudo atrelado ao desmatamento é prejudicial ao lençol freático e, automaticamente, a todos nós.

E agora?

É preocupante entender a formação, importância e atual destruição do lençol freático. Todavia, quem busca por estudos, análises e outorgas relacionadas à Geologia Ambiental pode contribuir e muito. A Ética Ambiental oferece tais benefícios do estudo geoambiental e monitoramento da qualidade das águas subterrâneas. Nós somos uma empresa de gestão ambiental. Em nosso blog, você confere artigos exclusivos sobre utilização de agrotóxicos, índice de sustentabilidade, tipos de resíduos e muito mais. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.