Tecnologia agrícola: conheça as principais inovações

Tecnologia agrícola: conheça as principais inovações

Tecnologia agrícola: conheça as principais inovações

A adoção da tecnologia agrícola em plantações de diferentes culturas é essencial para tornar o processo mais sustentável e produtivo. Logo, é cada vez mais comum que empresas do ramo agrícola utilizem o conceito chamado Agricultura 4.0 para automatizar a produção e analisar seus dados em larga escala. Essa definição compreende o uso de tecnologia de ponta, monitoramento e gestão dos insumos necessários de forma consciente.

A ferramenta é uma grande tendência em lavouras de todo o mundo, principalmente no Brasil. Sua aplicação alia conectividade, produtividade e sustentabilidade, além de agregar diversos benefícios no processo produtivo. Quer conhecer as principais inovações da tecnologia agrícola e conhecer sua importância? Continue lendo este artigo da Ética Ambiental e descubra.

Principais inovações e tendências no âmbito da tecnologia agrícola

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão prevê a aplicação exata de insumos químicos necessários para cada área da plantação. Para isso, são utilizadas tecnologias de referenciamento e posicionamento dadas por sistemas de GPS avançados para gerenciar metro a metro da lavoura. O uso dessa tecnologia agrícola traz economia financeira, aumenta a produtividade e reduz o despejo de produtos químicos no meio ambiente de forma excessiva.

Sensores

O uso de sensores inteligentes para monitoramento total da plantação faz parte do conjunto de técnicas de tecnologia agrícola. Os equipamentos são capazes de controlar a lavoura em tempo real, oferecendo informações e detalhes sobre a performance da produção. Por meio dos sensores é possível verificar: controle de irrigação, aplicação de insumos, nível de nitrogênio no solo, necessidade de água e detecção de doenças e contaminações nas plantas.

Muitas vezes, são utilizados sensores ópticos associados a computadores com inteligência artificial, que fazem todo o trabalho praticamente sozinhos. Essa inovação permite que o agricultor concentre seus esforços em outras etapas da produção agrícola.

Drones

Os drones são pequenas aeronaves não tripuladas que podem ser coordenadas à distância. Eles carregam câmeras de alta resolução e diversos tipos de sensores, sendo ideais para coletar informações da colheita. É possível analisar a plantação, fazer contagem de plantas, demarcar áreas de plantio, identificar focos de incêndio, detectar pragas e falhas, etc. A tecnologia agrícola com drones serve para identificar vários tipos de ameaças à plantação, possibilitando reações rápidas dos gestores.

Big Data

O conceito de Big Data consiste no armazenamento, organização e análise de imenso volume de dados. Por meio dele é possível captar um elevado fluxo de informações e realizar um cruzamento entre elas. Por exemplo, as características geomorfológicas do solo e os dados meteorológicos são coletados e analisados, a fim de chegar a uma solução assertiva. Além disso, tais dados auxiliam no planejamento de estratégias de manejo adequadas, na gestão dos recursos hídricos e nas tomadas de decisões.

Benefícios da tecnologia agrícola

Hoje, com as tecnologias de inovação agrícolas citadas acima, os grandes agricultores realizam as atividades de forma mais consciente. Não é mais necessário aplicar água, fertilizantes e pesticidas em grande escala nas plantações. Além disso, a utilização de agrotóxicos também diminuiu drasticamente por conta das modernas técnicas empregadas nas atividades agrícolas.

Os principais benefícios que a tecnologia agrícola proporciona são:

– aumento da produtividade agrícola;
– detecção da escassez de nutrientes no solo;
– racionalização do uso de insumos;
– redução do consumo de água;
– diminuição dos impactos ambientais;
– menor escoamento dos produtos químicos nos lençóis freáticos;
– redução de custos;
– aumento da segurança dos trabalhadores.

Gostou do nosso artigo? No blog da Ética Ambiental você encontra mais conteúdos interessantes sobre sustentabilidade, saneamento ambiental, crise hídrica, tecnologias relacionadas, entre outros. Somos uma organização que presta consultoria ambiental para empresas de diversos portes e setores. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento