Cada vez mais, a ideia de uma responsabilidade ambiental tem regido os novos negócios. Seja na agricultura, no ramo público ou no privado, observar a questão sustentável tem se mostrado a nova base dos tempos atuais. E para esse fim, a tecnologia também virou uma aliada. Conheça alguns exemplos de tecnologias sustentáveis neste artigo!
O que são tecnologias sustentáveis?
O termo “tecnologias” envolve o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na realização de objetivos. E na produção de bens ou serviços. Desse modo, as tecnologias sustentáveis buscam agregar todo o conhecimento e aplicá-lo priorizando a sustentabilidade.
Elas geram responsabilidade com as questões ecológicas no meio em que vivemos. Além disso, acabam promovendo discussões globais sobre as consequências do que vem ocorrendo no mundo.
Essas podem atuar de algumas maneiras diferentes e importantes:
- substituição: quando uma inovação tecnológica permite a mudança de um recurso não renovável por um renovável;
- eficiência: quando essa tecnologia sustentável melhora a capacidade de uso de determinada máquina;
- prevenção: quando o uso da tecnologia evita a deterioração, contaminação e outros impactos ambientais negativos graças a seu uso.
Conheça alguns exemplos de tecnologias sustentáveis já em uso
1- Gestão digital de documentos
A produção de papel no mundo vem contando com uma freada já há alguns anos. A pandemia, contudo, acelerou o processo de desmaterialização de documentos. O objetivo é promover a transformação digital, substituindo os papéis e os procedimentos físicos por suas contrapartes digitais.
No aspecto prático, a gestão digital de documentos é positiva por reduzir custos e diminuir a necessidade de espaços físicos. No aspecto sustentável, ajuda a reduzir a necessidade da exploração de madeira.
2- Energia renovável
Painéis solares, armazéns de processamento de biomassa, baterias de hidrogênio e afins. Cada vez mais, cresce o número de soluções de captação e uso de energia renovável. Essas tecnologias sustentáveis têm seu destaque estampado no nome: o fator renovável e não fóssil da produção energética.
Logicamente, a implementação de qualquer tecnologia desse tipo exige tanto um investimento como um planejamento considerável. No entanto, os ganhos em economia e sustentabilidade ficam evidentes.
3- Transporte elétrico
Os veículos elétricos estão começando a se tornar uma realidade no mundo. Aqui pelo Brasil, sua adoção ainda é lenta, mas já começa a existir de maneira um pouco mais estruturada. Eles substituem o uso de combustíveis fósseis e geram menos poluição atmosférica.
A ideia é que tanto carros, quanto ônibus e caminhões possam se tornar elétricos. As barreiras são grandes, afinal de contas, os preços de carros totalmente elétricos ou híbridos ainda são elevados. Isso se levarmos em comparação os modelos a gasolina ou diesel. Além disso, ainda não existe tanta oferta de pontos de recarga.
4- Baterias de Lítio e Cobalto
Para fechar, vale a pena entrar nas tecnologias sustentáveis de armazenamento de energia. Elas estão proporcionando mudanças em diversos setores (inclusive o de veículos elétricos).
O mercado de baterias de lítio e cobalto vem proporcionando uma redução do seu preço e uma capacidade de armazenamento cada vez maior.
Conte com a Ética Ambiental!
Conheça a Ética Ambiental! Somos uma empresa de consultoria ambiental que busca reduzir os impactos ambientais e a prevenir a poluição causada pelas ações de outras empresas. Se quer se tornar competitivo no mercado, nos procure!
Entre em contato agora e veja como podemos te ajudar!