Entenda o que foi a Conferência de Estocolmo-72

Entenda o que foi a Conferência de Estocolmo-72

Entenda o que foi a Conferência de Estocolmo-72

No artigo de hoje, vamos resgatar a memória e relembraremos a Primeira Reunião Internacional para debater sobre medidas de preservação do meio ambiente, a Conferência de Estocolmo-72. Esse evento foi o pontapé inicial para que líderes e chefes de Estado pensassem a respeito do tema. Ficou curioso? Continue a leitura!

Qual a importância da Conferência de Estocolmo-72?

A Conferência de Estocolmo-72 ocorreu na capital da Suécia entre os dias 5 e 16 de junho de 1972. Esse evento foi o pioneiro a discutir propostas sobre o meio ambiente e maneiras para reduzir o impacto do homem na natureza. A partir dele, foram realizadas outras conferências com o mesmo objetivo, como: Eco-92, Rio+10 e Rio+20.

Nessa conferência, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que visa cuidar do ecossistema, prever mudanças climáticas, preservar os recursos hídricos e evitar desastres ambientais.

Contexto histórico

O cenário histórico durante a Conferência de Estocolmo-72 foi marcado pela divisão entre movimentos capitalistas e socialistas. Por um lado, os Estados Unidos possuíam comportamentos gerados pelo efeito da Guerra do Vietnã. Por outro, a Inglaterra sofria impactos políticos-econômicos em decorrência da industrialização.

Papel do Brasil na Conferência de Estocolmo

Observamos as bandeiras que representam os países que participaram da Conferência de Estocolmo-72.

O Brasil teve destaque na Conferência de Estocolmo-72, pois viva a fase do “milagre econômico”. Período do governo Emílio Médici em que o país teve um salto de 11% do Produto Interno Bruto (PIB). Nesse cenário, foram incentivadas a criação de bancos, empresas estatais e obras de grande porte com a Ponte Rio-Niterói.

Nesse sentido, o Brasil durante a conferência visava preservar sua economia, sem que afetasse reservas ambientais, visto que somos um país extremamente rico em recursos naturais.

O que isso nos ensinou?

Na Conferência de Estocolmo-72 foram definidos seguintes objetivos que são seguidos até os dias de hoje. Como:

  • debate sobre mudanças climáticas;
  • ajuda financeira para desenvolvimento da tecnologia em países subdesenvolvidos;
  • políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente;
  • redução da poluição;
  • preservação de rios e oceanos;
  • descarte correto do lixo e substâncias tóxicas.

Qual a relação da Ética Ambiental e a Conferência de Estocolmo-72?

A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental que busca reduzir os impactos ambientais e prevenir a poluição causada pelas ações de outras empresas. Sendo assim, com a ajuda da tecnologia e da legislação ambiental, desenvolvemos projetos pautados nos objetivos da Conferência de Estocolmo-72 que garantem o equilíbrio entre o homem e a natureza. Veja:

Conheça a Ética Ambiental!

Somos especialistas em consultoria ambiental e fazemos com que sua empresa seja parceira do meio ambiente. Tire suas dúvidas conosco!

Gostou de saber mais sobre a história da Conferência de Estocolmo-72? Descubra mais no nosso blog!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento