Conheça os segredos da energia renovável. Confira!A energia limpa e sustentável é uma esperança de que o planeta possa continuar sobrevivendo por mais tempo. Mas, para isso acontecer, é preciso que todos tenham a consciência de que energia não é infinita. Se continuarmos usando de maneira errada, podemos acabar sofrendo as consequências, acarretando diversos problemas para o nosso meio ambiente. Nesse artigo, falamos um pouco sobre a energia renovável e quais são os seus benefícios.Veja!
Perigos do desperdício de energia
Infelizmente, o nosso país se encontra em um estágio considerado crítico por conta do desperdício de energia, e também pela falta de conscientização/incentivo para buscar uma fonte de energia limpa e sustentável.
De acordo com a Abresco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), entre 2013 e 2016 o Brasil chegou a desperdiçar cerca de 143.647 GWh (gigawatt/hora) de energia. Isso gerou um prejuízo de R$ 61,71 bilhões! Valor maior que o PIB de 12 estados do Brasil.
Um levantamento recente feito pela (ACEEE) ou Conselho Americano para uma Economia Eficiente de Energia, chegou a analisar a eficiência energética das 23 maiores economias do mundo. Isso levando em consideração quatro fatores, são eles, esforços nacionais, edificações, indústria e transporte.
Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, o Brasil amargou o penúltimo lugar no ranking mundial de eficiência energética, ficando apenas na frente da Arábia Saudita quando o assunto é desperdício de energia.
Energia suja e seus malefícios
A energia suja acaba gerando outros problemas, como a poluição atmosférica, causada pelos resíduos do carvão mineral e vegetal despejados pelo ar.
A sua fonte se esgota rapidamente, causando sérios impactos ambientais no planeta, como mudanças climáticas e o próprio aquecimento global. Além de causar grandes prejuízos econômicos para as empresas, por conta de seu custo de operação e manutenção elevados.
Benefícios de uma energia sustentável
A energia produzida a partir de recursos renováveis e que não produz resíduos poluentes no meio ambiente é tratada como um tipo de energia limpa e sustentável, pelo fato de que não prejudica a natureza.
Vantagens
Tem como regra ser utilizada em uma quantidade exata para que exista tempo da natureza se recompor. Ou seja, a ideia é respeitar o equilíbrio entre produção e consumo de energia.
Usinas nucleares, por sua vez, produzem dejetos de fissão radioativa altamente fatais. Já energia renovável, como explicado, tem a vantagem de se reciclar constantemente no planeta, como o sol e o vento disponíveis diariamente.
4 exemplos de energia limpa e sustentável
Energia solar
A nossa estrela é fonte de energia mais segura que o homem possui a sua disposição, se manifestando na forma de luz e calor.
Energia eólica
A segunda fonte de energia mais abundante vem dos ventos, responsáveis por movimentar os parques eólicos. Com a sua força, fazem com que as enormes pás das agregadoras se movimentam.
Energia hídrica
Gerada através das águas dos rios, passando através de dutos alimentando as grandes turbinas. Hoje, o Brasil possui mais de 60% da sua composição elétrica formado por grandes hidrelétricas, sendo um dos países que mais produz esse tipo de energia.
A usina de Itaipu é a segunda maior hidrelétrica do mundo, com capacidade de geração de 14 Gigawatts.
Energia de Biomassa
É a geração através da queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, mais comum no Brasil, ou também o álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais, entre outros.
Conheça e Ética Ambiental!
Preservar o meio ambiente é um grande desafio, mas cuidar do nosso planeta é uma missão geral. A Ética Ambiental é perfeita para planejar a sustentabilidade da sua empresa e colaborar com um mundo mais sustentável. Entre em contato conosco para nos conhecermos melhor!
Leia outros artigos como este em nosso blog. Veja:
- Agenda 2030 e a sua importância para o mundo!
- Análise de risco ambiental: como o serviço é feito?
- Gestão ambiental na pandemia de Covid-19: como pode ajudar?