Entenda a diferença entre esgoto doméstico e efluentes industriais

Entenda a diferença entre esgoto doméstico e efluentes industriais

Entenda a diferença entre esgoto doméstico e efluentes industriais

Produzir resíduo é o resultado de toda atividade feita pelos seres humanos. Seja a atividade mais simples, como abrir um pacote de biscoito, até a mais complexa, como produzir tinta. Entretanto, além de consumir, é preciso pensar onde estes materiais vão parar. Há duas destinações para eles: esgoto doméstico e efluentes industriais. Porém esses possuem as suas próprias características e aspectos. Ademais, as empresas devem possuir um maior comprometimento com quantidade e forma que eles lançam o lixo gerado. Pensando nisto, nós da Ética Ambiental preparamos um artigo sobre o assunto. Continue lendo!

Afinal, qual a diferença de esgoto doméstico e efluentes industriais?

 

Esgoto doméstico e efluentes industriais e a diferença que ambos possuem

 

O termo esgoto doméstico é usado para designar resíduos de locais que possuam fossas ou tanques de acúmulo. São despejados urina, fezes, restos de comida e mais. E, infelizmente, no Brasil quase metade do esgoto não é tratado, acarretando consequências ambientais, sociais e de saúde pública.

Já os efluentes industriais ou esgotos industriais, são o resultado dos processos industriais, águas de refrigeração e águas pluviais poluídas. Seu aspecto depende da matéria-prima produzida na fábrica.

Entretanto, as diferenças entre esgoto doméstico e efluentes industriais não param por aí. O tratamento que estes resíduos recebem também são distintos. O primeiro tipo, quando tratado, é por meio de saneamento, passando pelos seguintes passos: gradeamento, desarenação, tratamento biológico, decantação e descarte.

Já o esgoto industrial há uma grande quantidade de etapas importantes. No nosso blog nós explicamos mais. Confira! É importante que ele seja feito de maneira correta, uma vez que os resíduos são prejudicias para a natureza e para o saúde humana.

Contrate a Ética Ambiental

Se você ficou com dúvida de qual tratamento de lixo usar, sua dúvida acabou. Contrate a Ética Ambiental. Afinal, somos uma empresa de consultoria ambiental e buscamos o equilíbrio entre a sociedade e o meio-ambiente. Entre em contato que iremos lhe ajudar!

Gostou do nosso artigo sobre esgoto doméstico e efluentes industriais? Veja mais no nosso  blog!

Conheça os benefícios de uma energia limpa e sustentável
Gestão ambiental: como fazer a proteção dos recursos naturais? 
Análise de risco ambiental: como o serviço é feito?

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento