Dia do Controle da Poluição Industrial: conheça a data e contribua!

Dia do Controle da Poluição Industrial: conheça a data e contribua!

Dia do Controle da Poluição Industrial: conheça a data e contribua!

Com o aumento da demanda por produtos e desenvolvimento, houve uma crescente na poluição. Hoje, o setor industrial é o segmento de maior contribuição à dispersão de poluentes no ar. Além disso, corrobora para a contaminação da água e do solo. Por esse motivo, foi criado o Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial, com o objetivo de conscientizar sobre o impacto ambiental.

Nesse contexto, produzimos este artigo para lhe explicar um pouco melhor sobre esta data. Aqui, também iremos mostrar como você pode contribuir para a causa e se tornar amigo do meio ambiente. Continue lendo!

Conheça o Dia do Controle da Poluição Industrial!

O Dia do Controle da Poluição Industrial é comemorado, no Brasil, no dia 14 de agosto. Foi criado com o objetivo de gerar reflexão nacional sobre os efeitos nocivos da poluição atmosférica de indústrias e fábricas. A data é importante para conscientizar sobre os danos ambientais causados pelo segmento.

Impactos causados pela poluição industrial

Como dito acima, a indústria gera diversos impactos ao nosso ecossistema. Entre os principais, podemos citar:

  • contaminação da água;
  • poluição do ar;
  • aquecimento global;
  • alteração da fauna e da flora.

Por isso, o Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial é importante e deve ser conhecido. A sua empresa deve apoiar!

Veja como ajudar no controle da poluição industrial!

Na imagem vemos o renascimento de uma planta, possível por conta do controle da poluição industrial.
Agora que você entendeu a importância dessa data, é hora de saber como contribuir para diminuir a poluição industrial gerada pela sua empresa. Veja a seguir algumas maneiras de incentivar e melhorar o controle dos impactos ambientais da companhia.

1. Economize energia

Uma das maneiras de diminuir o impacto causado pela sua empresa no meio ambiente é reduzindo o consumo de energia. Para isso, incentive seus funcionários a apagarem as luzes quando saírem do cômodo. Além disso, alerte-os sobre a importância de desligarem os aparelhos que não estiverem em uso, como computadores. Assim, será possível contribuir para o controle da poluição.

2. Compre um veículo menos poluente para a empresa

Se sua equipe necessitar de um carro, opte por um que polua menos. Um exemplo são os carros elétricos, que são mais eficientes e menos poluentes. Eles contribuem para a redução das ilhas de calor nas cidades e, consequentemente, ajudam a tornar sua empresa mais verde.

3. Mapeie a geração de resíduos

O mapeamento de resíduos por fonte geradora é uma maneira importante para evitar o impacto industrial na natureza. Essa gestão auxilia:

  • na hora de avaliar quais fontes causam desperdícios desnecessários;
  • na reflexão sobre as melhores formas de descartar os resíduos;
  • no momento de ponderar sobre as alternativas viáveis para reduzir essa produção de resíduos.

4. Reutilize a água

Implantar o reúso de água na empresa diminui a quantidade de água lançada como efluente no ambiente e ajuda a preservar a natureza. Esses recursos hídricos podem ser utilizados para irrigar áreas verdes da instituição, lavar pisos, banheiros e maquinários, por exemplo. Assim, o reúso ajuda também a reduzir os custos. Por isso, é interessante instituir essa prática na companhia.

5. Contrate uma gestão ambiental

Uma empresa que faz a gestão ambiental tem como objetivo administrar o uso dos recursos naturais em atividades econômicas e sociais de uma corporação. Ou seja, o serviço serve para identificar os impactos ambientais causados. Além disso, a companhia contratada deve oferecer soluções para tornar a sua instituição uma amiga da natureza.

Conheça a Ética Ambiental!

A Ética Ambiental é uma empresa de gestão ambiental. Podemos ajudar a sua companhia no controle da poluição industrial, transformando-a em uma grande amiga do meio ambiente. Precisa de suporte? Entre em contato conosco e veja como podemos lhe auxiliar!

Gostou deste artigo? No blog da Ética Ambiental você encontra mais conteúdos como este. Confira algumas sugestões:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento