Conheça o Dia do Solo e veja o que fazer para evitar a poluição

Conheça o Dia do Solo e veja o que fazer para evitar a poluição

Conheça o Dia do Solo e veja o que fazer para evitar a poluição

O solo é extremamente importante para o bem da vida humana, assim como da Terra. Dele provém grande parte dos alimentos ricos em nutrientes. Em vista disso, mantê-lo saudável torna-se um compromisso das empresas com o ecossistema terrestre. Assim, tornou-se importante a criação de uma data em comemoração a esse bem: o Dia do Solo. Conheça mais sobre ele ao longo deste artigo!

Entenda o que é o Dia do Solo!

mãos adubando exemplificando o que é o dia do solo

O Dia do Solo foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas acerca da importância de manter um ecossistema saudável. Isso porque, apesar do solo ser de extrema importância para a vida humana, o desmatamento e o descarte incorreto de resíduos ainda são desafios a serem vencidos. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram desmatados mais de 11 mil km² entre 2019 e 2020. Esse número representa um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior.

Dessa forma, o Dia do Solo, comemorado no dia 3 de maio, tem o objetivo de incentivar pessoas e empresas a se importarem com a saúde da terra. Afinal de contas, precisamos preservá-la.

Por que o solo é importante para a nossa vida?

O solo é importante para nossa vida porque dependemos dele para conseguir os nutrientes fundamentais para a sobrevivência. Podemos citar: sais minerais, fibras, ferro e muitos outros. Não só os humanos como também os animais precisam destas substâncias para se manterem vivos. Logo, o ecossistema, como um todo, precisa de um solo saudável, onde possamos encontrar todas as propriedades que promovem mais condições de vida. O Dia do Solo pretende alertar sobre isso!

O que pode ser feito para evitar prejuízos no solo?

Como vimos, o solo é importante para a manutenção da vida do ecossistema. Afinal, sem a conservação adequada dele, teríamos a produção de alimentos afetada, por exemplo.

Dessa forma, o Dia do Solo atinge seu objetivo quando passamos a entender a importância das ações de preservação dele. Visto isso, veja as medidas possíveis para evitar prejuízos e diminuir os impactos no solo:

  • reflorestar;
  • combater à erosão;
  • diminuir a destinação inadequada do esgoto doméstico;
  • ter cuidado com o despejo de resíduos sólidos inapropriadamente;
  • contratar um serviço de gestão ambiental para empresas.

Relação da preservação do solo com o serviço de consultoria ambiental

Consultoria ambiental é um serviço que estuda uma área onde pretende-se iniciar um projeto de construção. Esse estudo, então, prevê quais os impactos que serão causados na natureza. Assim, com os resultados é possível reajustar o projeto para que atenda às normas ambientais previstas em Lei. Dessa forma, evita prejuízos ambientais e reforça a responsabilidade socioambiental do seu negócio. Portanto, contratar o serviço de consultoria ambiental para sua empresa é uma maneira de diminuir os impactos e ajudar na preservação do solo.

Solicite sua consultoria ambiental com quem entende do assunto!

A Ética Ambiental é especializada em gestão e consultoria ambiental para empresas. Nossos profissionais podem ajudar sua empresa no desenvolvimento de ações sustentáveis.

Quer tornar a sua organização uma parceira do meio ambiente? Contrate o serviço de consultoria ambiental conosco! Entre em contato pelo site, telefone (021) 3349-7376 ou WhatsApp.

Saiba que a Ética Ambiental tem a solução que sua empresa precisa!

Gostou deste conteúdo? Em nosso blog você encontra mais artigos como este! Veja algumas sugestões:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento