A importância das Zonas Úmidas na proteção ambiental

A importância das Zonas Úmidas na proteção ambiental

A importância das Zonas Úmidas na proteção ambiental

Você já ouviu falar em Zonas Úmidas? Esse é um conceito de suma importância para o ser humano e para a natureza que poucas pessoas conhecem! Portanto, é fundamental que você pare o que está fazendo e conheça essa riqueza ambiental que temos no nosso país. Leia este artigo até o final para entender melhor sobre o que estamos falando. Boa leitura!

O que são as Zonas Úmidas?

Um rio com diversas árvores ao redor simbolizando uma zona úmida em local distante da cidade

As Zonas Úmidas, também conhecidas como Áreas Úmidas, são todos os lugares onde existe uma confluência de terra e água. Em outras palavras, são ecossistemas que abrangem tanto as áreas marinhas e costeiras quanto as continentais e artificiais. São exemplos de áreas úmidas: vales, lagoas, manguezais, pântanos, reservatórios de hidrelétricas, etc.

O conceito surgiu na Convenção de Ramsar, um tratado internacional celebrado no Irã em 1971. O primeiro intuito da convenção foi pôr em evidência a importância das Zonas Úmidas para a proteção ambiental, principalmente na preservação de espécies migratórias de aves. Após isso, percebeu-se a necessidade de fazer um uso sustentável das áreas úmidas e dos seus recursos naturais com o propósito de conservá-los.

O Brasil possui mais de 10 áreas classificadas como Sítios Ramsar, que são as Zonas Úmidas de importância mundial. São elas:

Qual a importância das Zonas Úmidas?

As Zonas Úmidas ajudam na manutenção da biodiversidade do planeta, regulam as mudanças climáticas e garantem a produção de alimentos. Além disso, essas áreas ampliam a capacidade de retenção de água das regiões onde se localizam, promovendo múltiplos usos pelos seres humanos. Ou seja, as áreas úmidas são fundamentais para a preservação dos estoques de água no mundo.

Segundo o WWF-Brasil mais de 60% desse poderoso ecossistema desapareceu. Atualmente, 27 áreas úmidas brasileiras estão cadastradas na Convenção Internacional.

Um dos principais impactos do uso irracional das Zonas Úmidas, como em decorrência de desmatamentos e agricultura, é a queda na distribuição e oferta de água. Por isso, as áreas úmidas de patrimônio mundial e as reservas da biosfera devem ser protegidas o mais rápido possível para evitar o déficit no abastecimento de água.

A sociedade de modo geral deve estar mais consciente do papel das áreas úmidas na preservação do Planeta Terra. É preciso ter uma maior interação homem-natureza para que haja uma defesa coletiva em prol do meio ambiente.

Agora que você já conhece a importância das Zonas Úmidas, que tal expandir seu conhecimento? O blog da Ética Ambiental está recheado de artigos que tratam sobre meio ambiente, sustentabilidade e preservação ambiental. Veja alguns artigos que separamos para você:

  1. Crianças e meio ambiente: qual é a relação?;
  2. O que é índice de sustentabilidade empresarial? ;
  3. Você sabe a diferença entre preservação e conservação ambiental? ;
  4. Descubra como tornar sua empresa sustentável e lucrativa .
Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento