Você já ouviu falar em Zonas Úmidas? Esse é um conceito de suma importância para o ser humano e para a natureza que poucas pessoas conhecem! Portanto, é fundamental que você pare o que está fazendo e conheça essa riqueza ambiental que temos no nosso país. Leia este artigo até o final para entender melhor sobre o que estamos falando. Boa leitura!
O que são as Zonas Úmidas?
As Zonas Úmidas, também conhecidas como Áreas Úmidas, são todos os lugares onde existe uma confluência de terra e água. Em outras palavras, são ecossistemas que abrangem tanto as áreas marinhas e costeiras quanto as continentais e artificiais. São exemplos de áreas úmidas: vales, lagoas, manguezais, pântanos, reservatórios de hidrelétricas, etc.
O conceito surgiu na Convenção de Ramsar, um tratado internacional celebrado no Irã em 1971. O primeiro intuito da convenção foi pôr em evidência a importância das Zonas Úmidas para a proteção ambiental, principalmente na preservação de espécies migratórias de aves. Após isso, percebeu-se a necessidade de fazer um uso sustentável das áreas úmidas e dos seus recursos naturais com o propósito de conservá-los.
O Brasil possui mais de 10 áreas classificadas como Sítios Ramsar, que são as Zonas Úmidas de importância mundial. São elas:
- Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT) ;
- Estação Ecológica Mamirauá (AM);
- Ilha do Bananal (TO);
- Lagoa do Peixe (RS;
- Reentrâncias Maranhenses (MA);
- Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA);
- Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA).
Qual a importância das Zonas Úmidas?
As Zonas Úmidas ajudam na manutenção da biodiversidade do planeta, regulam as mudanças climáticas e garantem a produção de alimentos. Além disso, essas áreas ampliam a capacidade de retenção de água das regiões onde se localizam, promovendo múltiplos usos pelos seres humanos. Ou seja, as áreas úmidas são fundamentais para a preservação dos estoques de água no mundo.
Segundo o WWF-Brasil , mais de 60% desse poderoso ecossistema desapareceu. Atualmente, 27 áreas úmidas brasileiras estão cadastradas na Convenção Internacional.
Um dos principais impactos do uso irracional das Zonas Úmidas, como em decorrência de desmatamentos e agricultura, é a queda na distribuição e oferta de água. Por isso, as áreas úmidas de patrimônio mundial e as reservas da biosfera devem ser protegidas o mais rápido possível para evitar o déficit no abastecimento de água.
A sociedade de modo geral deve estar mais consciente do papel das áreas úmidas na preservação do Planeta Terra. É preciso ter uma maior interação homem-natureza para que haja uma defesa coletiva em prol do meio ambiente.
Agora que você já conhece a importância das Zonas Úmidas, que tal expandir seu conhecimento? O blog da Ética Ambiental está recheado de artigos que tratam sobre meio ambiente, sustentabilidade e preservação ambiental. Veja alguns artigos que separamos para você:
- Crianças e meio ambiente: qual é a relação?;
- O que é índice de sustentabilidade empresarial? ;
- Você sabe a diferença entre preservação e conservação ambiental? ;
- Descubra como tornar sua empresa sustentável e lucrativa .