Entenda mais sobre a crise de água no Rio de Janeiro

Entenda mais sobre a crise de água no Rio de Janeiro

Entenda mais sobre a crise de água no Rio de Janeiro

Desde o início de 2020, o Rio de Janeiro sofre com a qualidade da água fornecida pela Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE). Moradores de diversos bairros da capital e de várias outras cidades do estado relataram problemas referentes à coloração, odor e sabor da água que chega nas torneiras das suas residências. Isso foi suficiente para instaurar uma verdadeira crise de água em todo o RJ, com direito à escassez da substância no estado mineral em supermercados, e pessoas passando mal após consumo. Entenda mais sobre esse assunto, a seguir.

O que se sabe até agora sobre a crise de água no RJ

Torneira e copo d'água envoltos pelo símbolo de proibido para representar a crise de água no Rio de Janeiro

O problema inicial

Inicialmente, a principal reclamação dos moradores era água turva e com coloração próxima a barro. Porém, também existem relatos e reclamações relacionados ao sabor de terra e ao forte cheiro. Pronto! A crise de água no RJ foi instaurada.

Segundo especialistas, as alterações foram provocadas pela presença de geosmina na água. Trata-se de uma substância natural produzida por algas, muito alimentada por matéria orgânica, como esgotos. Ela sofre uma grande incidência na sua proliferação por altas temperaturas — justamente a situação que o Rio de Janeiro está vivendo devido ao verão.

A CEDAE vinha afirmando reiteradas vezes que não há relações entre a presença da geosmina e a saúde pública. No entanto, foi constatado que grande parte da população carioca procurou unidades de saúde relatando náuseas, enjoos e diarreias.

Alcance da crise

Até o momento, a crise de água atingiu 69 bairros da capital do Rio de Janeiro e outras 6 cidades da Baixada Fluminense. São elas: Belford Roxo, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

Alta procura por água mineral

As autoridades do Rio de Janeiro demoraram para se posicionar sobre o problema e explicar as possíveis causas e soluções. Diversos mercados da Zona Sul e da Zona Norte da cidade registraram prateleiras de água mineral completamente vazias. Até mesmo depósitos de água ficaram sem estoque devido à alta demanda por água tratada de qualidade.

Cuidados com a água da torneira

Os especialistas que estudam o tema alertam que, enquanto as substâncias causadoras do problema não forem descartadas definitivamente durante a crise de água no RJ, é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, a água precisa ser filtrada e fervida em todas as situações. Isso vale não só para quando for bebê-la, como também para lavar o rosto, cozinhar e escovar os dentes. A filtragem deve ser feita com carvão ativado.

Rio Guandu

O sistema que abastece o município do Rio de Janeiro e outras cidades que vivem a crise de água é o do Rio Guandu. Esse é um dos mais antigos em termos de maquinário, segundo a própria CEDAE. Recentemente, o chefe dessa estação de tratamento de água foi exonerado, embora a companhia garanta que ele ainda faz parte da equipe colaboradora.

Foi constatado por equipes de reportagem da Rede Globo  que o Rio Guandu apresenta uma grande quantidade de esgoto em sua água, o que justifica a proliferação de geosmina.

Solução

Para reverter o problema e solucionar a crise de água, a CEDAE encomendou um equipamento de São Paulo para fazer uma filtragem com carvão ativado. No dia 19 de Janeiro, a Companhia recebeu a última peça do maquinário para iniciar a pulverização e o combate à geosmina. Até o dia 21 de janeiro, a CEDAE não tinha previsão exata para normalização da situação da água.

A crise de água no Rio de Janeiro nos mostrou o quanto a consultoria ambiental  é primordial dentro de grandes indústrias. Com consultores especializados, é possível impedir que empresas e indústrias despejem esgotos em rios como o Guandu. E também pôr em prática um trabalho de educação ambiental, para a população entender os malefícios do descarte incorreto.

Para isso, você pode contar com a Ética Ambiental! Somos uma empresa de gestão ambiental  que ajuda outras organizações a se adequarem ao conceito de negócio sustentável. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Gostou deste artigo? O blog da Ética Ambiental está repleto de conteúdos que tratam sobre assuntos relacionados. Veja:

1- Qual a importância da gestão de recursos hídricos para sua empresa? ;

2- Planos de manejo: como sua empresa pode utilizar unidades de conservação corretamente ;

3- Descubra como tornar sua empresa sustentável e lucrativa .

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento