O que o incêndio na Amazônia pode nos ensinar a partir de agora?

O que o incêndio na Amazônia pode nos ensinar a partir de agora?

O que o incêndio na Amazônia pode nos ensinar a partir de agora?

No último mês de agosto (2019), o Brasil e o mundo foi surpreendido com as fortes imagens televisionadas do incêndio na Floresta Amazônica e no Pantanal. Chegando a escurecer o céu de grandes metrópoles como São Paulo, o caso trouxe muitas reflexões sobre o que fazemos para ajudar a maior floresta tropical do mundo. Mesmo que nem todos consigamos nos locomover ou até mesmo ajudar financeiramente algumas organizações, existem formas de fazer a mudança acontece de onde estamos. Neste artigo, entenda o que vai além do incêndio na Amazônia. Boa leitura!

Incêndio na Amazônia: a parte que você precisa entender!

Floresta em fogo: entenda o Incêndio na Amazônia

Importância da Amazônia

Para o mundo, a maior floresta tropical existente, onde 60% dela está em terras brasileiras, o incêndio na Amazônia chocou. Isso porque o lugar preserva muitas plantas e animais não encontrados em nenhuma outra parte do mundo. Sua extensa biodiversidade absorve dióxido de carbono emitido por toda a Terra em grande quantidade. Consequentemente, as mudanças climáticas começam a acontecer.

Por que pegou fogo?

Madeireiros extraem a madeira e, após isso, a vegetação é queimada com objetivo de vender a terra para fazendeiros. Com o período de seca, o incêndio na Amazônia foi, de fato, algo explicado, mas por consequência direta do desmatamento e da falta de políticas ambientais ativas. Entre 2000 e 2017, a área perdida poderia abrigar uma Alemanha inteira.

Como o mundo reagiu?

Três líderes políticos, envolvendo França, Inglaterra e Alemanha, alegaram emergência internacional para o incêndio na Amazônia. Após, também outros líderes de grandes potências como Itália, Canadá, Japão e Estados Unidos se juntaram ao discurso de que precisam enviar ajuda técnica e financeira. Com protestos por todo o mundo, o governo brasileiro alegou falta de recursos para combater incêndio numa área nas proporções amazônicas. Por fim, as Forças Armadas foram enviadas sem planejamento prévio para combater o fogo.

E as mudanças climáticas?

O fato preocupante é que o incêndio na Amazônia pode não ter sido o último. Cientistas brasileiros acreditam que 20% da Amazônia já foi destruída, com isso, a região corre o risco de sofrer rebaixamento e passar a ser uma savana em vez de floresta. Com o tempo, mais dióxido de carbono será jogado na atmosfera, aumentando a temperatura do mundo.

A Amazônia começa nas suas atitudes!

Incêndio na Amazônia: antes do desastre, o rio famoso mundialmente

Educação ambiental em empresas

Um dos ensinamentos passados pelo recente incêndio na Amazônia é de que não temos mais tempo de sobra. Pode não parecer, mas o estímulo e aproximação do homem com o meio ambiente pode começar dentro de empresas. É essa a proposta da educação ambiental para empresas.

No serviço, a aprendizagem respeita todas as formas de vida e transmite valores e ações que podem preservar a ecologia, bem como relações humanas e toda a transformação social.

Uma empresa com projeto de sustentabilidade valoriza práticas saudáveis e sustentáveis, integrando seus funcionários-cidadãos a uma visão ambientalmente amigável. O ponto comercial positivo para isso é a permanência da empresa no mercado.

Produtos não agressivos ao meio ambiente

Agora, se você possui um negócio onde são comercializados produtos, a oportunidade de fazê-los não agressivos ao meio ambiente é essencial. Com o Marketing Verde, são elaboradas estratégias empresariais mediante a política ambiental. Com isso, cria-se a demanda por produtos “verdes”, aqueles que são sustentáveis. Consequentemente, fornecendo um bem enorme ao meio ambiente.

Com quem contar nessas horas?

Tanto a educação ambiental para empresas, quanto o marketing verde, você encontra na Ética Ambiental. Somos uma empresa de consultoria ambiental com as soluções que você precisa. Para saber mais sobre consultoria ambiental, visite nosso blog. Por lá, já falamos sobre importância das árvores, uso racional de água, mudanças climáticas, 3 R’s e muito mais. Não espere por um novo incêndio na Amazônia. Comece logo a fazer a diferença para o mundo!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar