Mudanças climáticas: a maior ameaça ao planeta

Mudanças climáticas: a maior ameaça ao planeta

Mudanças climáticas: a maior ameaça ao planeta

Hoje, dia 16 de março, é comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre as mudanças climáticas. A data levanta a bandeira da compreensão da população e das organizações sobre os impactos ambientais envolvendo os fenômenos. Além de afetar o meio ambiente, as transformações também atingem a vida humana. De acordo com pesquisas, as mudanças climáticas são consideradas a maior ameaça global dos últimos tempos.

Aproveitando o gancho com a data em questão, a Ética Ambiental preparou este artigo especial. Falaremos sobre as principais mudanças climáticas no mundo e como elas se tornaram um grande problema para o futuro do planeta. Confira!

Mudanças climáticas no planeta: o que são?

entendendo as mudanças climáticas

As mudanças climáticas são variações que ocorrem no clima do planeta ao longo de anos, décadas e séculos. Essas alterações podem ser causadas tanto pela natureza quanto pelo homem. Elas podem ocasionar impactos ambientais graves, como temperaturas extremas e desequilíbrio ecológico. O aquecimento global e o efeito estufa são as principais mudanças observadas atualmente, causando um brusco aumento ou diminuição da temperatura na Terra.

Efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura da Terra em condições favoráveis para habitação humana. Caracteriza-se pelo acúmulo de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, formando uma proteção contra os raios solares, que em grande quantidade são nocivos aos seres humanos.

No entanto, o excesso de gases do efeito estufa emitidos à atmosfera causa o espessamento da camada de proteção. Isso resulta em grande retenção de calor no planeta e causa o que chamamos de aquecimento global.

Aquecimento global

O aquecimento global é a consequência direta do agravamento do efeito estufa. Ele diz respeito ao aumento da temperatura superficial da atmosfera terrestre e dos oceanos. Por isso, países tropicais, como o Brasil, são os que mais sofrem prejuízos no seu clima, na sua biodiversidade e no seu dia a dia.
Logo, as mudanças climáticas englobam ambos os eventos citados e todos efeitos colaterais inerentes a eles.

As principais causas das mudanças climáticas

causas das mudanças climáticas

As mudanças climáticas causadas pelo homem estão associadas ao aumento da emissão de gases do efeito estufa por queima de combustíveis fósseis. Por exemplo, óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), metano (CH4) e gás carbônico (CO2). Queimadas, desmatamentos, agropecuária e decomposição de lixo são outras causas provenientes das atividades humanas.

As consequências são alarmantes

resultados das mudanças climáticas

As mudanças climáticas causam diversas consequências gravíssimas ao planeta em longo prazo. O aumento da temperatura média global entre 1,8ºC e 4ºC deve ocorrer em até 100 anos, enquanto o nível do mar deve subir entre 0,18m e 0,59m.

As ondas de calor e frio são muito mais intensas, de acordo com a região. Por isso, catástrofes naturais extremas são mais propícias de acontecer, como tempestades, furacões, terremotos, secas, inundações e incêndios florestais.

O derretimento de calotas polares pode ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas. Em 2008, por exemplo, 160 km² de território na Costa Antártica se separaram e derreteram.
A diversidade biológica também é extremamente ameaçada com os efeitos das mudanças climáticas. O ciclo de reprodução de várias espécies de animais e plantas é alterado, podendo ocasionar até mesmo a extinção dos seres vivos.

A produtividade de alimentos pode sofrer uma queda devido às mudanças climáticas afetarem diretamente o cultivo de várias plantações. A falta de água potável também é um forte prejuízo em diversas áreas, podendo ser motivo de disputas políticas.

Adote práticas sustentáveis na sua empresa

As mudanças climáticas devem ser pauta obrigatória dentro das empresas. É preciso conscientizar os funcionários e adotar práticas sustentáveis na gestão da companhia. Para isso, o mais recomendado é implantar um Sistema de Gestão Ambiental para promover o desenvolvimento sustentável nos meios de produção. Reduzir os gases poluentes, por exemplo, é uma ótima iniciativa de empresários de diversos setores.

Se você precisa de uma consultoria ambiental no Rio de Janeiro, conte com a Ética Ambiental! Somos uma empresa que trabalha com sustentabilidade, auxiliando outras empresas a implementarem políticas sustentáveis em todas as fases da sua gestão. Oferecemos soluções para estudos, projetos e serviços ambientais de qualidade. Entre em contato para saber mais sobre nosso trabalho!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.