Como o uso indevido de produtos químicos afeta o meio ambiente?

Como o uso indevido de produtos químicos afeta o meio ambiente?

Como o uso indevido de produtos químicos afeta o meio ambiente?

Os produtos químicos são os principais aliados quando o assunto é desinfecção. Em tempos de coronavírus, tornaram-se ainda mais importante para a higienização de organizações e residências. Mas será que o uso indevido de produtos químicos é capaz de afetar o meio ambiente? Prossiga a leitura deste artigo para descobrir a resposta e entender quais soluções podem ser aplicadas na sua empresa para impedir efeitos negativos da utilização destes itens.

Uso indevido de produtos químicos é um causador de poluição?

A resposta para a pergunta é sim. Veja, os produtos químicos naturalmente já são produtos formados para reagirem quando postos sobre outra substância. Em função disso, quando há uso indevido de produtos químicos nota-se a probabilidade de ação incorreta, isto é, acima do esperado, das propriedades específicas de cada um deles.

Em função disso, ao dispensar um produto químico não biodegradável direto no ecossistema aquático, existe a tendência de diminuição do nível de oxigênio presente na água. As formas de despejo, desta maneira, podem ser diversas. Ou seja, vão desde o momento em que a água sanitária é lançada dentro dos vasos para “melhor limpeza” até quando existe a dispensação em lagoas e bacias, por exemplo. Sendo assim, todos nós estamos diante da responsabilidade de reduzir a incidência desta ação reprovável com relação aos malefícios que ocasiona.

Avaliação da Anvisa

Embora o uso indevido de produtos químicos seja negativo para o meio ambiente, a limpeza sustentável é possível. A Anvisa é o órgão responsável por regular e fiscalizar os artigos que são comercializados. Os saneantes, inclusive, de acordo com a regulamentação do órgão, precisam conter tensoativos de ação biodegradável.

Durante os testes desenvolvidos pela Anvisa são identificados a eficácia dos produtos e o nível de concentração para ação completa do produto.

saiba sobre o uso indevido de produtos químicos

Quais ações podem ser tomadas para evitar problemas?

Informações de um estudo da MindMiners, divulgado em março deste ano, mostrou que a procura por álcool em gel, sabonetes líquidos e desinfetantes aumentaram progressivamente desde o início da pandemia do coronavírus. Em função disso, crescem também as buscas para saber como dar fim ao uso indevido de produtos químicos. Separamos duas dicas simples abaixo para que sua empresa possa colocá-las em vigor.

1- Tenha cautela e leia o rótulo

Como já dissemos, a Anvisa é o órgão ligado ao Ministério da Saúde que faz a regulamentação dos produtos químicos. À vista disso, os itens que passam pela fiscalização dela detêm todas as recomendações de uso no rótulo da embalagem. Tal fator não ocorre com produtos de origem não legalizada. Por isso, a gestão ambiental recomenda que seja feita a busca por produtos de origem verificável.

2- Dê preferência aos produtos de origem natural

Os produtos de origem natural possuem ação biodegradável e não alteram as condições do meio ambiente. Como resultado, sua companhia poderá atribuir uma imagem mais positiva ao negócio ao fazer a aderência desses. Há diversas soluções que funcionam como alternativas seguras para a limpeza. Procure quem possa te instruir.

Conte com o auxílio de um gestor ambiental!

Gostou de conhecer mais sobre o uso indevido de produtos químicos? A Ética Ambiental conta com uma série de profissionais habilitados a fazer a instrução de soluções sustentáveis para sua empresa. Entre em contato conosco para tirar dúvidas e acionar os serviços de ação sustentável para a proteção do seu negócio e do meio ambiente!

Aproveite para ler mais artigos como este em nosso blog. Encontre:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento