3 principais danos ambientais causados pelo homem

3 principais danos ambientais causados pelo homem

3 principais danos ambientais causados pelo homem

As ações humanas influenciam diretamente a forma como os seres vivos se relacionam com a natureza. Isto pode ser afirmado na medida que nós utilizamos diariamente de todos os recursos dispostos por ela para nossa própria sobrevivência. Esse sentimento de autoritarismo é gatilho inicial para tantos problemas que associam o ser humano e o meio ambiente. Um resultado é a modificação da vida como um todo. Prossiga a leitura deste artigo para conhecer os principais danos ambientais causados pelo homem. Boa leitura!

Quais são os danos ambientais causados pelo homem?

A produção de lixo excessivo e consumo inadequado dos recursos naturais traz uma série de consequências que podem ser vistas no dia a dia em sociedade. Algumas delas são:

  • aumento da poluição;
  • destruição dos habitats naturais;
  • escassez de substâncias essenciais à vida.

Na sequência, falaremos mais a respeito dos danos ambientais causados pelo homem e suas peculiaridades.

1- Urbanização desordenada

A ocupação desenfreada de espaços que antes pertenciam à natureza é o primeiro fator que acarreta problemas ao meio ambiente. Desde quando a população começou a tomar estes ambientes de forma imprópria, diversos fatores foram provocados devido a aglomeração em espaços indevidos para tal.

Um exemplo que pode ser dado, nesta medida, é o descarte incorreto de resíduos. Quanto mais pessoas ocupam um local, maior é a chance de existir esta situação. Vale lembrar que ela também pode influenciar no aparecimento de roedores e outras pragas que colocam a saúde dos moradores em risco.

Por isso, dentre os danos ambientais causados pelo homem, a urbanização desordenada tende a provocar uma série de malefícios à vida.

2- Poluição

Tal qual o descarte incorreto de lixo pode ser simbolizado como um resultado da urbanização descabida, a poluição também pode ser enquadrada como uma expressão dos mesmos fatores. Isto é, a manipulação incorreta de produtos no momento pós-uso aumenta as chances desses agredirem o solo. Na hipótese dele conter componentes químicos podem chegar até as áreas mais profundas ou, até mesmo, atingir o lençol freático. Resultando, desta maneira, em um dos danos ambientais causados pelo homem.

A poluição, portanto, não pode ser visualizada apenas por um ângulo a partir de ações errôneas cometidas pelos homens. Mas sim, ocorrente em todas as esferas. Alguns exemplos são:

  • prejuízos à vida dos animais aquáticos;
  • formação de chuva ácida.

3- Atividade industrial sem orientação

atividade industrial entre os danos ambientais causados pelo homem

A atividade industrial, com o crescimento das cidades, tornou-se fundamental para facilitar a vida dos seres humanos que nelas vivem. Entretanto, quando não há orientação correta para esta, ela pode implicar impactos prejudiciais ao ar, flores, rios, animais e, até mesmo, aos próprios humanos.

Essa afirmação pode ser feita na medida em que as indústrias, quando não direcionadas, podem expelir quantidade de CO2 no ar acima do permitido. Essa situação representa um dos danos ambientais causados pelo homem à vista dos resultados que provoca. Eles são:

  • aumento do aquecimento global;
  • problemas respiratórios;
  • redução da quantidade de O2.

Conte com a Ética Ambiental!

A Ética Ambiental oferece os serviços de gestão ambiental e geologia ambiental para reverter os danos ambientais causados pelo homem. Nossas atividades são voltadas para empresas preocupadas com o meio ambiente!

Em nosso blog, veja os últimos artigos que já produzimos especialmente para você:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar