Contaminação da água por agrotóxico: qual é o impacto?

Contaminação da água por agrotóxico: qual é o impacto?

Contaminação da água por agrotóxico: qual é o impacto?

No dia 3 de outubro de 2019, o Ministério da Agricultura divulgou mais um registro para a liberação de mais 57 agrotóxicos. O somatório geral, ainda nesse mesmo ano, assume o valor total de 382. Deste modo, o índice é equivalente ao mais alto da história desde 2005. A questão que fica é: qual é o impacto da contaminação da água por agrotóxico? Desenvolvemos este artigo com o objetivo de promover uma discussão em torno das possíveis respostas para essa pergunta. Boa leitura!

A contaminação da água por agrotóxico acarreta malefícios?

O uso de agrotóxicos é comum nas atividades agrícolas não só no Brasil, mas em diversos países do mundo. Em geral, esse recurso é utilizado como um dos artifícios para evitar diversos tipos de pragas que podem destruir as plantações. Entretanto, quando usado de maneira incorreta, gera uma série de riscos à saúde tanto dos humanos, quanto dos animais que consomem água com resquícios desses artefatos.

Tendo em vista os fatos mencionados, mortes e intoxicações pela ingestão de agrotóxicos se tornam um problema de saúde pública. Por essa razão, debater sobre a contaminação da água por agrotóxico é fundamental para que todos se conscientizem dessa questão e possam tomar providências.

De acordo com o Ministério da Saúde, as intoxicações por ingestão de agrotóxicos, na água e em alimentos, têm duas classificações: aguda e crônica. Na sequência, falaremos um pouco sobre cada uma delas.

Intoxicação aguda

A contaminação da água por agrotóxico é capaz de provocar modificações na formação dos alimentos. Devido a isso, a intoxicação aguda aparece como decorrência direta da ingestão de um produto com alto valor de pesticida. Assim, os principais sintomas que a caracterizam são:

  • desorientação;
  • sudorese;
  • salivação excessiva;
  • náuseas;
  • diarreia;
  • tonturas;
  • vômitos.

Vale destacar que a intoxicação aguda, quando não tratada rapidamente, pode conduzir o indivíduo à morte ou situação de coma.

Intoxicação crônica

A intoxicação crônica devido à contaminação da água por agrotóxico é equivalente ao encadeamento de enfermidades que surgem a partir do consumo de um produto contaminado.

Segundo dados divulgados, em 2012, pelo dossiê da ABRASCO, Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, associada à OMS, Organização Mundial de Saúde, as doenças provenientes da intoxicação por agrotóxicos são:

  • lesões renais;
  • doença de Parkinson;
  • fibrose pulmonar;
  • arritmias cardíacas.

Outras condições como irritabilidade, parestesias, ansiedade, depressão, alteração de sono e humor são tidos como problemas relacionados à intoxicação crônica.

Como prevenir acidentes com agrotóxicos na empresa?

Trabalhador atuando durante a contaminação da água por agrotóxico

Como dissemos anteriormente, conhecer os impactos causados pela contaminação da água por agrotóxico é fundamental para aplicar os métodos de prevenção. Entretanto, as empresas que lidam com o manuseamento desses itens precisam seguir algumas regras. Apenas deste modo é possível colocar em prática a responsabilidade para com o outro.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma série de precauções podem ser tomadas dentro do ambiente institucional para evitar acidentes com agrotóxicos. Separamos algumas na lista a seguir:

  • ler e seguir as recomendações do rótulo;
  • não realizar compra de agrotóxico sem receita agronômica;
  • não reutilizar embalagens para outros fins;
  • nunca carregar ou armazenar os produtos próximos à água potável e alimentos.

Conte com uma consultora ambiental de confiança!

Gostou do nosso artigo? A Ética Ambiental presta consultoria ambiental no RJ para orientar sua empresa sobre os atos de sustentabilidade!

Em nosso blog, confira outros artigos com temas semelhantes a este! Como evitar a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos, as alternativas para substituir a utilização de agrotóxicos e quais são as práticas sustentáveis para a indústria de alimentos estão lá esperando por você!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento