É imprescindível que empresas sustentáveis façam a análise do ciclo de vida de um produto ou processo. Dessa forma, será possível medir os impactos ambientais desse item e adequar os sistemas da organização. Entretanto, apesar da importância do procedimento, muitas instituições desconhecem esse método e não fazem uso dele. Por conta disso, o marketing ambiental fica prejudicado.
Levando em consideração esse cenário, a Ética Ambiental elaborou este artigo. Aqui você entenderá qual a finalidade da análise do ciclo de vida e a importância dessa técnica para uma empresa. Assim, será mais fácil ajustar as técnicas da organização em torno de uma cultura ambientalmente responsável. Continue lendo para saber mais!
O que você precisa saber sobre a análise do ciclo de vida?
Objetivo do procedimento
A análise do ciclo de vida é uma importante ferramenta de gestão ambiental. Por meio dela, é possível verificar a sustentabilidade de produtos e processos ao longo da sua duração. Ou seja, a emissão de gases poluentes e o consumo de recursos naturais ao longo da cadeia produtiva são contabilizados. Durante esse método também é feito um estudo de impacto ambiental do produto ao longo da fase de uso.
Com essas informações, a empresa é capaz de tomar decisões e adotar medidas para reduzir essa devastação. Dessa maneira, os seus processos produtivos se tornam mais sustentáveis e responsáveis. Além disso, a possibilidade de danos à saúde dos usuários desses produtos diminui. Isso acontece porque os materiais ficam mais adequados para utilização. Além disso, são usadas menos substâncias negativas para o meio ambiente e bem-estar de indivíduos.
Formas de utilização
Além do cenário apontado anteriormente, a análise do ciclo de vida pode ser utilizada para outros propósitos. Em alguns casos, a estratégia pode ser usada até como uma ferramenta governamental. É feita uma avaliação dos serviços e metas para a redução de desastres ambientais na administração pública.
Em empresas, a avaliação pode ser utilizada também para posicionar os produtos estrategicamente diante dos concorrentes. O método também é importante para que organizações fiquem de acordo com as políticas ambientais e evitem sanções. Além disso, é possível fazer uma gestão da cadeia produtiva de forma mais eficaz com esse sistema.
Portanto, a análise além de melhorar dos processos, pode ser usada como uma ferramenta estratégica. Assim, a instituição se mantém por dentro das leis ambientais e melhora o seu posicionamento no mercado interno e externo. Se o procedimento for feito de adequadamente, é possível até emitir relatórios de sustentabilidade para melhorar a imagem da organização.
Fases da análise
Uma correta avaliação do produto envolve diversas fases até a chegada do resultado. A primeira delas é a definição do objetivo. Nessa etapa, a empresa deve estabelecer qual será a finalidade do procedimento e qual será o escopo do estudo. Com esse direcionamento, a aplicação se torna mais simplificada.
A segunda etapa é a análise do inventário. Esse passo consiste na reunião de informações sobre o fluxo de massa e energia que saem nas etapas do ciclo de vida do produto. Após isso, é realizada uma avaliação dos impactos. Apenas depois desses procedimentos é que uma conclusão e resolução são definidas.
Atualmente, esses métodos estão compactados nas normas ISO 14040 e a ISO 14044. A primeira regra abrange os princípios e a estrutura da análise do ciclo de vida. Já a segunda norma aborda os requisitos e diretrizes para o procedimento.
Para que a análise do ciclo de vida seja feita conforme as regras, conte com a Ética Ambiental. Somos uma das melhores empresas de consultoria ambiental do país. Possuímos profissionais qualificados e os certificados recomendados para realizar um trabalho de qualidade.
Além da análise, realizamos estudos de impacto de vizinhança e diagnósticos ambientais. Entre em contato conosco para saber mais!