Dia Nacional da Amazônia Azul: ajude a conservar os recursos hídricos

Dia Nacional da Amazônia Azul: ajude a conservar os recursos hídricos

Dia Nacional da Amazônia Azul: ajude a conservar os recursos hídricos

Em 16 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Amazônia Azul. Nessa parte do território marítimo brasileiro encontramos uma vasta biodiversidade, além de recursos minerais. Bem como a zona verde da região, a parte hídrica é essencial para a população nacional e até mesmo mundial. Por isso, deve ser preservada. No artigo, abordamos mais sobre a importância da Amazônia Azul e indicamos medidas para conservar os recursos hídricos. Confira!

O que é a Amazônia Azul?

Como dissemos anteriormente, a Amazônia Azul é um território marítimo brasileiro. Localizada no litoral do Brasil, essa região ganhou tal nomenclatura por conta de sua biodiversidade semelhante à Amazônia Verde. Na região há uma quantidade vasta de riquezas naturais.

Hoje, a Amazônia Azul é uma importante zona econômica para o país. Afinal, possui uma heterogeneidade de fauna e flora marinhas, além do fácil acesso. Resumidamente, seu impacto na economia se dá por:

  • pesca;
  • minerais;
  • petróleo;
  • capacidade de gerar energia maremotriz e energia eólica.

Saiba como conservar os recursos hídricos

Como vimos, a Amazônia Azul é uma região importante do nosso território. No entanto, vem sendo explorada cada vez mais. Pode ser que no futuro tenhamos a escassez dos tesouros da região, bem como o impacto da falta de água.

Apesar de não podermos ajudar diretamente, sua empresa pode atuar em prol de conservar os recursos hídricos gerais do planeta. Essas ações, mostraremos a seguir. Veja como ajudar o planeta!

1) Incentive o uso racional da água

Uma das maneiras de ajudar a conservar os recursos hídricos é incentivar seus funcionários a efetuar o uso racional da água. Algumas medidas podem ser essenciais para diminuir o gasto de água em excesso, como:

  • fechar a torneira quando não estiver usando;
  • utilizar sistemas de regulagem de vazão;
  • usar baldes para lavar pisos e calçadas.

Mãos segurando uma gota d'água representando as formas de conservar os recursos hídricos

2) Conscientize seus funcionários

Você também pode criar projetos de conscientização para seus colaboradores. Planeje palestras e seminários que abordem a sustentabilidade, sua importância e como aplicar. Assim, eles entenderão porque devem contribuir e talvez ainda implementem em sua vida particular, como lavar o banco do carro a seco.

3) Implemente o reuso da água na empresa

Implementar o reuso da água na empresa também é uma alternativa sustentável viável. Pode-se recolher água da chuva para regar as plantas da organização. Também é possível armazenar o líquido que sobrar na lavagem de louça para limpar pisos e calçadas.

4) Faça a gestão de recursos hídricos com profissionais!

Uma forma de ajudar a conservar os recursos hídricos é contando com profissionais do meio ambiente. Esses são responsáveis por realizar a gestão ambiental da organização. Seu papel é garantir que sua empresa atue nas condições sustentáveis. Garante que sua empresa seja amiga da natureza.

Conte com a Ética Ambiental!

Quer ajuda com a gestão de recursos hídricos na instituição? A Ética Ambiental pode ajudar! Somos uma equipe de profissionais preparados para identificar e orientar sua organização para o uso correto dos recursos naturais. Deixe sua empresa adequada às normas ambientais!

Precisa de uma empresa de gestão ambiental? Fale conosco!

Gostou deste artigo e quer ler mais como este? Visite nosso blog! Lá você encontra outros conteúdos ambientais. Veja relacionados abaixo!

 

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento