Crianças e meio ambiente: qual é a relação?

Crianças e meio ambiente: qual é a relação?

Crianças e meio ambiente: qual é a relação?

Outubro é o mês das crianças e mais importante do que simplesmente presenteá-las com brinquedos, é passar alguns valores que vão para toda a vida. Quando o assunto é cuidar do meio ambiente, torna-se mais importante ainda. Por isso, neste artigo, você encontrará qual é a relação que crianças e meio ambiente têm e como incentivar isso em casa, na escola, etc. Acompanhe a leitura e anote as dicas!

Como crianças e meio ambiente podem se integrar?

Três crianças sentadas no tronco de uma árvore. Entenda a ligação entre crianças e meio ambiente!

Importância do meio ambiente

Estamos inseridos e somos todos dependentes do meio ambiente. Isso nem é mais uma discussão, é fato! Conversar com os pequenos sobre a vida que é produzida e oferecida pela natureza é primordial. Não só o básico, como oxigênio, mas abordar toda a vida animal e vegetal, e como cada elemento contribui para o equilíbrio do mundo. A relação entre crianças e meio ambiente pode, sim, ser íntima e atrair muitos frutos.

Problemas ambientais que afetam a criança

Todavia, não é mistério para ninguém a triste situação em que se encontra o meio ambiente em todos os lugares do mundo. Toda essa falta de cuidado, seja por parte das pessoas, seja pelas empresas, desenvolve alguns problemas no dia a dia da própria criança. Por exemplo, água imprópria para consumo, poluição no ar, diminuição da camada de ozônio, resíduos tóxicos expostos, entre outros. Nunca subestime o poder dos pequenos de entendimento.

Falando de sustentabilidade com os pequenos

Tipos de poluição

Por falar em poluição, por que não abordar com mais propriedade o assunto? Se a relação entre crianças e meio ambiente precisa de informação para dar certo, essa é a hora. A poluição provém, majoritariamente, de indústrias, refinarias, motores veiculares, queimadas, etc. Alertar a importância de sempre recorrer a métodos menos poluentes para evitar até mesmo doenças respiratórias pode conscientizar, desde cedo, a criança.

Evitando o desperdício

A relação estabelecida entre crianças e meio ambiente também abrange a importância de não desperdiçar. Partindo da comida, onde boa parte dos alimentos vêm da natureza, chegando à água que bebe ou utiliza no banho, para escovar dentes, etc. Não só explicar, mas como dar o exemplo, é essencial para a natureza. E no final do mês as contas de luz e água virão mais baratas, afinal, poupar energia também é uma forma de não desperdiçá-la.

Reciclagem

Em algumas escolas, reciclar e reaproveitar o material para artesanatos em outras atividades é até comum. Mas será que as crianças estão colocando em prática dentro de casa? Reciclar também é uma forma de evitar desperdício. Em vez de ocupar espaços da natureza e poluir as águas, use materiais que seriam jogados no lixo para criar artefatos. Dependendo da idade, essa reciclagem pode desenvolver diversos brinquedos exclusivos. Tem coisa melhor do que se conscientizar brincando?

Atividades ao ar livre

É na prática, no toque, no olhar, que a criança também entende sua relação com meio ambiente a importância de cuidá-lo. Muito além de simplesmente passear em bosques, leve o pequeno para reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental. Isso cria uma referência do que é, de fato, benéfico para natureza e o que não é. Esse contato com certeza irá plantar, trocadilhos à parte, uma semente especial no coração da criança. Tornando-se, então, um adulto consciente e de boas práticas. Mas lembre-se: a família toda precisa se envolver, afinal, o meio ambiente deve ser cuidado por todos!

Gestão ambiental nas escolas!

Três crianças cuidando de reciclagem. Entenda como crianças e meio ambiente se ajudam!

Se você administra uma escola e gostaria de desenvolver projetos para crianças e meio ambiente, a gestão ambiental da Ética Ambiental pode lhe ajudar. Somos uma empresa de consultoria ambiental com experiência no assunto. Em nosso blog, confira artigos exclusivos sobre ética ambiental na gestão escolar, veículos e meio ambiente, uso de sacolas plásticas, adubação orgânica e muito mais. Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar