Veículos e meio ambiente: como solucionar esta equação?

Veículos e meio ambiente: como solucionar esta equação?

Veículos e meio ambiente: como solucionar esta equação?

Ao passo que as cidades cresceram e os pontos de comércio foram definidos, a necessidade de locomoção passou a ser presente. No entanto, ao mesmo tempo que as distâncias foram encurtadas pelos veículos, eles tornaram-se os maiores responsáveis pela poluição ambiental. Pensando nisso, a Ética Ambiental produziu este artigo para abordar as principais atitudes que devem ser tomadas no trânsito. Apenas dessa maneira será possível solucionar a equação de veículos e meio ambiente.

4 soluções para a relação veículos e meio ambiente

A conscientização sobre a preservação do meio ambiente em relação ao trânsito pode funcionar de modo a colaborar para a diminuição da degradação dele. Dessa maneira, é de suma importância que os motoristas estejam conscientes do papel que os carros representam para a emissão de gases. Os danos podem ser vistos na atmosfera, como a contribuição para o efeito estufa. Lembre-se: a equação de veículos e meio ambiente pode ser solucionada. Vale acrescentar, nessa medida, que algumas atitudes podem ser eficazes para diminuir os impactos causados por automóveis. Veja, na sequência!

1- Manutenção periódica

A primeira medida que colabora para veículos e meio ambiente é a manutenção periódica. Um carro precisa de cuidados para manter-se no funcionamento ideal. Assim, a manutenção periódica não só colabora para a melhoria do meio ambiente, mas também para um bom desempenho. A ideia é que na manutenção sejam vistas as partes mais importantes do carro, como o escapamento, filtro de ar, velas e outras. Logo, são áreas que contribuem para o aumento de dióxido de carbono caso apresentem defeitos. 

2- Manter bateria carregada

Manter a bateria carregada e em boas condições pode colaborar para a diminuição da emissão de gases. Para isso, é importante lembrar como acontece o funcionamento dessa. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ela é composta por placas de chumbo e abastecidas por uma solução composta por ácido sulfúrico. Em outras palavras, não funciona como um recurso de energia infinita, mas sim como um acumulador de energia. Quando é dada a partida de um carro, a bateria é responsável por iniciar uma reação entre seus componentes e o produto será a corrente elétrica. Para tanto, é gerada uma faísca que será transformada em energia a partir da combustão do motor. Por conta disso, conservar a bateria carregada e, em bom estado, contribui para a redução dos impactos causados ao meio ambiente.

pauta uso de veiculos e meio ambiente

 

 

 

 

 

 

3- Evitar acelerações bruscas 

Assim como falamos anteriormente sobre a questão veículos e meio ambiente, a combustão interna do motor gera energia para que ele possa iniciar partida. No entanto, vale destacar que, ao mesmo passo, pode gerar fumaça preta quando existem acelerações bruscas. Essa é originada a partir da combustão incompleta do combustível, principalmente em veículos movidos a diesel. Na composição da fumaça preta podem ser encontrados gases tóxicos, hidrocarbonetos, compostos de chumbo e outros componentes. Em conclusão, evitar acelerações e freadas bruscas é fundamental para impedir o envio de gases poluentes à atmosfera.

4- Calibrar os pneus

A calibragem dos pneus é a melhor forma de manter a pressão correta deles. A partir dessa prática, alguns benefícios poderão ser encontrados para veículos e meio ambiente. Para o veículo, proporciona o melhor desempenho, considerando que no automóvel todas as partes trabalham em conjunto. Já para o meio ambiente, pneus calibrados evitam o lançamento de materiais pesados no ar.

veículos e meio ambiente pneu

Gostou do nosso artigo sobre veículos e meio ambiente? Em nosso blog, disponibilizamos diversos artigos sobre diferentes assuntos para agregar no seu conhecimento. Lá você encontra tudo sobre a importância da reciclagem, poluição industrial, conservação do solo, efluentes industriais, e muito mais! Venha conhecer a Ética Ambiental!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento