Diferença entre saneamento básico e ambiental: conheça os conceitos!

Diferença entre saneamento básico e ambiental: conheça os conceitos!

Diferença entre saneamento básico e ambiental: conheça os conceitos!

Conhecer a diferença entre saneamento básico e ambiental é tarefa de todo gestor que se preocupa com saúde pública. Apesar de serem semelhantes. Esses conceitos se diferem na teoria e atuação. A relevância deles é promovida por ações de infraestrutura, onde o impacto é visto no contexto social e econômico. As políticas que os regem têm base na promoção ao cuidado com o meio ambiente.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo que a Ética Ambiental produziu. Ao final, veja como podemos auxiliar o seu negócio.

Qual a diferença entre saneamento básico e ambiental? Veja!

O saneamento, propriamente dito, pode ser compreendido como um estudo que gira em torno da produção e descarte de resíduos. Com isso, se relaciona diretamente com o uso da água potável, tratamento de esgoto e mais. O objetivo é promover soluções que preservem ou modifiquem aspectos do meio ambiente para prevenir doenças e melhorar as condições de saúde.
Abaixo, separamos as características que formam a diferença entre saneamento básico e ambiental. Confira!

Entenda a diferença entre saneamento básico e ambiental

Saneamento básico

De acordo com a Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020, o saneamento básico é o conjunto de serviços públicos e instalações operacionais que se estendem ao abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, manejo de águas de chuva e manejo de resíduos sólidos. Por conta disso, é fundamental para a saúde pública por abranger componentes prioritários na sociedade.

No Brasil, o crescimento desordenado das metrópoles e a expansão da população são razões pelas quais o saneamento básico é chamado para discussões governamentais por meio da aplicação via políticas públicas. Essas, em grande parte, visam atender a áreas urbanas de baixa infraestrutura. Tal fator torna a prática das aplicações anteriormente citadas muito mais complexa.
Hoje, uma diferença entre saneamento básico e ambiental é o primeiro ser notado como essencial na estrutura de um país considerado desenvolvido.

Saneamento ambiental

De acordo com um dado divulgado pelo IBGE em 2020, 1 em cada 10 domicílios joga esgoto na natureza devido à falta de saneamento básico. Esse dado demonstra que não basta apenas olhar em como as pessoas terão acesso ao serviço básico, mas também o que será feito a partir da utilização dele.
Neste sentido, o saneamento ambiental apresenta proposta mais ampla do que o saneamento básico. O que era visto como aspecto facilitador passa a ser compreendido como condições para desenvolvimento humano e de vida para a população do país. Ou seja, toda a sociedade é beneficiada pelas políticas de controle ambiental e sociais que buscam trazer mais garantias de saúde.
Portanto, o saneamento ambiental visa resolver ou minimizar graves problemas socioambientais gerados na infraestrutura das cidades.

Conte com o nosso compromisso com o Saneamento Ambiental!

Gostou de saber a diferença entre saneamento básico e ambiental? A Ética Ambiental é uma empresa de meio ambiente que atua como responsável pela engenharia, montagem e comercialização de equipamentos e serviços como tratamento e reuso de água, tratamento de efluentes, sanitários e industriais. Nossa equipe é multidisciplinar e cria projetos de alta tecnologia. Entre em contato conosco para conhecer nossas condições!

Leia outros artigos como este em nosso blog. Veja:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento