Sustentabilidade na área da saúde: veja a relevância desse tema!

Sustentabilidade na área da saúde: veja a relevância desse tema!

Sustentabilidade na área da saúde: veja a relevância desse tema!

É inegável a preocupação de muitas empresas se tornarem amigas no meio ambiente. Porém, já imaginou esse pensamento focado na sustentabilidade na área da saúde? No artigo de hoje, a Ética Ambiental incentiva práticas ecológicas e explica os benefícios acerca desse assunto. Prossiga a leitura, fique por dentro e aplique esses hábitos na sua instituição!

Qual a importância da sustentabilidade na área da saúde!

A importância da sustentabilidade na área da saúde se dá pela preocupação e avaliação de riscos para as gerações futuras. Em outras palavras, a sustentabilidade contribui para diminuir os impactos do homem na natureza. Além disso, ajuda a promover o bem-estar emocional, mental, ambiental e físico tanto dos trabalhadores quanto dos pacientes do hospital. Ainda mais, os benefícios da sustentabilidade na área da saúde também incluem:

Veja 5 práticas sustentáveis hospitalares!

1- Descarte correto de resíduos

O descarte correto de resíduos hospitalares pode colaborar para uma parceria entre a empresa e um local de reciclagem. Nesse sentido, a separação do lixo evita que materiais que podem ser reaproveitados sejam descartados e misturados no lixo comum.

Além disso, é necessária uma atenção especial aos materiais descartáveis tóxicos como agulhas, seringas, máscaras e luvas que possam estar contaminados.

pessoa jogando a luva no lixo descartável correto exemplifica a sustentabilidade na área da saúde

2- Diminuição do consumo de papel

A sustentabilidade na área da saúde pode ser exemplificada pelo incentivo de diminuição do consumo de papel. Isso porque a alta produção do papel implica no desmatamento de árvores, para sanar essa problemática, separe as categorias de papéis que poderão ser recicladas. Ademais, verifique a possibilidade de utilizar a tecnologia ao seu favor. Ou seja, considere a digitalização de documentos e armazenamento de dados com auxílio de meios digitais para minimizar essa questão.

3- Reuso de água

O reuso de água é uma ótima opção de sustentabilidade na área da saúde para ser implementada nos hospitais. Dentre as vantagens dessa técnica, é possível diminuir a quantidade de água lançada como efluente no ambiente e reduzir custos internos com limpeza e irrigação.

4- Uso de materiais biodegradáveis

Aproveitando o gancho de limpeza, defina uma regra para a gestão de compras do hospital solicitar apenas insumos de limpeza biodegradáveis. Ou seja, produtos que se decompõem facilmente e rapidamente em comparação aos materiais tradicionais. Consequentemente, esses produtos não causarão impactos ambientais.

5- Arquitetura ecológica

Por último, invistam em projeto de construção de hospital ecológico que pode ser aliado à redução do consumo de energia e água. Confira alguns exemplos:

  • vidros transparentes em quartos na enfermaria — facilita a entrada da luz solar e auxilia o paciente ter contato com a natureza;
  • acionamento automático de luzes, ar condicionado nos banheiros do hospital;
  • uso de energia solar em cômodos específicos.

Solicite a consultoria ambiental da Ética!

Compreendeu a importância da sustentabilidade na área da saúde? A Ética Ambiental é especialista em gestão ambiental que pode te ajudar nessa missão! Nosso objetivo é fazer que sua empresa seja parceira do ecossistema. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Esse artigo lhe foi útil? Aproveite a visita e consuma conteúdos informativos e sustentáveis em nosso blog. Lá já falamos sobre selos ambientais brasileiros, biodigestor e muito mais!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento