Saiba como contribuir para a preservação da Camada de Ozônio!

Saiba como contribuir para a preservação da Camada de Ozônio!

Saiba como contribuir para a preservação da Camada de Ozônio!

A Camada de Ozônio é uma espécie de blindagem externa à Terra que filtra os raios emitidos pelo Sol. Ela protege tudo que está depois dela. Ou seja, evita que o planeta seja atingido e sofra mudanças climáticas, por exemplo. No entanto, as ações do homem causaram um buraco nesse revestimento. Por esse motivo, precisamos tomar medidas urgentes e contribuir para a preservação da Camada de Ozônio.

Um dos fatores que contribuíram para a formação do buraco foi a poluição industrial. Por isso, as empresas devem se preocupar em retardar essa destruição do filtro. Neste artigo, a Ética Ambiental irá apresentar algumas ações que sua companhia pode adotar para ajudar na preservação da Camada de Ozônio. Confira!

Importância da preservação da Camada de Ozônio

Como dito anteriormente, a Camada de Ozônio é responsável por proteger a Terra dos raios solares. Ou seja, raios ultravioletas(UV). Eles são nocivos ao planeta e podem causar sérias consequências. Algumas delas já podem ser observadas hoje, como:

Dessa maneira, é possível entender que o buraco causado por ações humanas pode prejudicar a Terra. A fim de conscientizar sobre a importância dessa capa e de sua manutenção, foi criado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Este é comemorado em 16 de setembro e tem como objetivo garantir um futuro no planeta.

4 práticas para contribuir na preservação da Camada de Ozônio

Vemos a Terra e o Sol. Quer contribuir para a preservação da Camada de Ozônio? Confira!

Para contribuir, a sua empresa pode implementar uma série de ações sustentáveis. Essas garantem o melhor para o meio ambiente, para os humanos e evitam que danos sejam gerados durante o funcionamento da companhia, por exemplo. Veja quais são essas práticas abaixo!

Instale energia solar na empresa

Deixar de utilizar fontes de energia poluidoras, como a elétrica, é benéfico ao planeta. Isso porque elas emitem gases tóxicos que contribuem para o aumento do buraco na Camada de Ozônio. Uma alternativa sustentável é a utilização da energia térmica, como a solar. Esta garante energia à empresa tanto durante o dia quanto a noite e possui um alto custo-benefício a longo prazo.

Incentive o uso do transporte público

Outra forma de diminuir o impacto que a sua empresa e funcionários causam ao planeta é incentivando o uso do transporte público. Acontece que a poluição automotiva é uma das maiores responsáveis pela destruição nessa camada importante externa à Terra. Por isso, se você deseja tornar seu negócio um amigo do meio ambiente, esta cultura deve ser implementada.

Separe e descarte os resíduos corretamente

Ter o cuidado de separar os resíduos e descartar esses materiais da maneira correta também ajuda na conservação do revestimento. Quando descartados de forma errada, alguns produtos podem liberar metais pesados na atmosfera. Esses podem expandir o buraco na Camada de Ozônio. Dessa forma, o ideal é verificar como deve ocorrer o descarte de cada resíduo e cuidar para que seja feito desse jeito.

Contrate uma gestão ambiental

Uma empresa que faz a gestão ambiental de outra companhia tem como foco garantir que essa última realize suas atividades de modo sustentável. Ela administra o uso dos recursos naturais, identifica os impactos ambientais causados e fornece soluções viáveis. Assim, ajuda a tornar o negócio amigo da natureza.

Conheça a Ética Ambiental!

A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria e gestão ambiental. Nós prezamos pelo bom andamento do seu negócio e o auxiliamos a torná-lo mais sustentável. Sua companhia passa a ser vista como amiga do planeta. Se você deseja possuir uma instituição que esteja alinhada ao meio ambiente, este é o lugar certo. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

Gostou deste artigo? No blog da Ética você encontra mais como este. Veja algumas sugestões:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento